Agro brasileiro preserva área equivalente a seis Alemanhas!

Agro brasileiro preserva área equivalente a seis Alemanhas!

No Dia do Meio Ambiente, homenageamos o homem do campo, que garante a preservação das nossas florestas e matas nativas

Neste Dia do Meio Ambiente, vamos mostrar que é o agro que mais preserva florestas e matas nativas do território nacional. Você sabia que é os produtores rurais preservam uma área de 218 milhões de hectares? É muita terra, mas para se ter uma que isso significa, o AgroSaber te ajuda. Fizemos algumas contas para representar esse número. Para começar, podemos dizer que corresponde a área de seis Alemanhas. O país europeu tem 35,7 milhões de hectares de área.

Também corresponde às áreas da França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e Grécia, juntas. Somados, os territórios desses países chegam próximo aos 218 milhões de hectares preservados nas propriedades rurais de todo o Brasil. Um hectare, medida de área mais utilizada no agro, equivale a 100 quilômetros quadrados.

E pode confiar nesse número. Foi elaborado por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Territorial, de Campinas (SP). Para chegar nele, foram utilizados imagens via satélite e o cruzamento de informações vindas do Sistema Florestal Brasileiro (SFB), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), hoje absorvido pelo Ministério da Economia.

Meio Ambiente

Esses dados são importantes e não deixam dúvidas que o agro é que mais preserva o Meio Ambiente. Segundo a Embrapa, em média, é como se cada produtor rural no País utilizasse apenas metade de suas terras para cultivar ou criar rebanhos. A outra metade é ocupada com áreas de preservação permanente (às margens de corpos d’água e topos de morros), reserva legal e vegetação excedente.

É um patrimônio de imenso valor, literalmente! Estima-se que esse patrimônio fundiário imobilizado em preservação ambiental chega à cifra de R$ 3,1 trilhões, além de exigir um investimento anual de manutenção de R$ 20 bilhões. A razão disso é simples. O equilíbrio ambiental é o que sustenta a produção de grãos e de proteína animal no País. Por isso, esse investimento é mais do que necessário.

A área florestal brasileira totaliza 564,5 milhões de hectares, 66,3% de todo o território brasileiro. Os 218 milhões preservados pelos produtores corresponde a 38,6% da área florestal e 25,6% de todo o País. O agro preserva e é combatente ao desmatamento ilegal. Se você conhece um produtor, pode lhe dar os parabéns pelo Dia do Meio Ambiente.

O AgroSaber continua em sua missão e levar informação de qualidade aos seus leitores e esclarecer o que é verdadeiramente o mundo agro. E aí gostou da matéria? Você pode curtir, comentar e compartilhar em sua rede social preferida! (os links estão logo aí abaixo)