Carne bovina fecha em 2019 com recorde nas exportações

Carne bovina fecha em 2019 com recorde nas exportações

As vendas para o exterior fecharam o ano com 1,8 milhão de toneladas e uma receita de US$ 7,6 bilhões

As estimativas da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) se confirmaram e o Brasil registra mais um novo recorde de exportação de carne bovina. Segundo a entidade que congrega 31 empresas frigoríficas responsáveis por 90% do comércio internacional da carne bovina brasileira, as vendas foram de 1,85 milhão de toneladas, o que gerou uma receita US$ 7,59 bilhões.

Os números estão bem próximos do que a Abiec havia divulgado no final do ano passado. Mas mesmo com número recorde, a produção maciça ainda fica em território brasileiro, variando de 18% a 25% da produção total, de acordo com as estimativas de mercado.

Estimativas

O IBGE ainda não divulgou os dados de abates de bovinos consolidado de 2019, mas segundo as estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), o abate de bovinos do Brasil é estimado render 9,23 mil toneladas de carne. As exportações corresponderiam a 20% desse número e o mercado interno consumiria 80%.

Já os dados mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em inglês), de outubro do ano passado, indicam uma produção de carne bovina de 10,21 mil toneladas. Isso significaria que as exportações de carne foram apenas 18% do total produzido pelo País e o mercado interno teria 82%.

A Abiec acredita que as exportações alcancem 25% do total produzido e o consumo interno atinja 75%. Se realmente for isso, a produção de carne bovina nacional, em 2019, pode ter sido de 7,4 mil toneladas.