“Nós comprovamos mundialmente a qualidade dos nossos produtos”, afirma produtor
A equipe do AgroSaber conversou com Alexandre Schenkel, produtor rural e vice-presidente da Abrapa. O produtor explicou sobre a importância da mudança na legislação para continuarmos sendo reconhecidos pela nossa qualidade e segurança.
1 – Por que o Projeto de Lei é importante?
Ele é importante para nós da produção porque vai trazer mais disponibilidade, de ter produtos mais modernos, um modelo mais transparente. Todo mundo vai poder acompanhar o processo de avaliação dessas moléculas, principalmente as novas e modernas, e tornar mais eficiente.
Nós vamos acompanhar o resto do mundo com a disponibilidade de produtos e vamos poder ter mais eficiência e também fazer com que a gente use menos defensivos! Teremos mais transparência, rapidez. Nesta nova lei, seremos mais responsáveis, já que teremos a Análise de Risco.
2 – O que se busca com a nova lei?
Nos Estados Unidos vimos produtos mais modernos, que são usados na germinação dessas culturas lá, no caso do tomate e melão, você usa assim que germina a planta e dá resistência no ciclo inteiro, então é um produto bem menos tóxico e não é nocivo ao meio ambiente.
É isso o que a gente busca no Brasil, para termos acesso a estes tipos de produtos, para sermos mais responsáveis com o meio ambiente e com o nosso cliente, o consumidor.
3 – Qual a sua relação com a agronomia?
Eu sou a terceira geração de uma família de agricultores. Meu avô veio da colônia, somos colonos, é nossa origem. Sou formado em Agronomia, trabalho com agricultura praticamente desde que eu nasci, mas profissionalmente logo depois que me formei, em 1999. A gente tem um conhecimento muito grande de produção, produzimos algodão, soja, milho e feijão.
4 – Onde o Brasil peca?
Não tem pecado… o produtor hoje está buscando ser eficiente com as ferramentas que tem. Estamos em busca de ferramentas mais modernas. Hoje, somos muito suscetíveis a comunicação, dizendo que não somos eficientes, apesar de que mostramos o contrário.
Temos sustentabilidade social, ambiental, econômica, que é um conjunto que mostra nossa eficiência e isso deve ser mostrado para o mundo!
5 – Por que o Brasil cai tanto em fake news sobre a agricultura?
Acredito que não estamos perdendo a guerra em si, há fases em que estamos mais preocupados em ser mais produtivos, mais eficientes e não estamos preocupados em falar sobre a maneira responsável que a gente produz.
A maior parte da população está na cidade, não está exposta a agricultura e chega num ponto de incoerência, dizendo que estamos contaminando. Nós somos um grande fornecedor mundial de alimentos.
Se nós não tivéssemos responsabilidade, se estivéssemos contaminando nosso alimento, nós não seríamos fornecedores de produtos que são aprovados, inclusive, em países muito mais rigorosos que o nosso. Então isso é uma inverdade, nós temos fatos comprovando mundialmente nossa qualidade.