Fake News: bicarbonato de sódio não elimina agrotóxicos dos alimentos
Nos últimos anos uma fake news que dizia ser possível tirar resíduos de agrotóxicos dos alimentos ao aplicar bicarbonato de sódio foi bastante compartilhada. A informação surgiu a partir de um suposto estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA.
Afirmavam que os testes teriam sido feitos com maçãs, a fruta que apresentaria os maiores níveis de resíduos de pesticidas, segundo o estudo, após ficarem imersos por 15 minutos em água com bicarbonato, os exemplares testados apresentaram 96% menos agrotóxicos.
Não se pode “remover” agrotóxicos dos alimentos porque a quantidade existente é muito baixa, não causa problemas à saúde e está dentro dos padrões permitidos pelos órgãos federais.
Dados
É importante destacar que dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) mostraram que 97% de todas as amostras estão em conformidade e isso mostra um uso bastante adequado e correto.
De acordo com o pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e no Natural Products Utilization Research Unit – NPURU/ USD, nos Estados Unidos, Caio Carbonari o Sistema Regulatório Brasileiro é fundamentado em conhecimento científico e tem robustez necessária para garantir segurança do uso dos defensivos, para garantir que os níveis de resíduo eventualmente presente nos alimentos estejam dentro de uma margem de segurança muito grande.
“Os 3% das amostras que se encontram com nível de resíduo acima do permitido é algo que a gente tem que trabalhar, combater e conscientizar para fazer um uso mais correto, mas ainda assim, dentro de uma margem imensa de segurança, que não trará problemas importantes, do ponto de vista da saúde”, explicou.
Gostou? Compartilhe!