Câmara dos Deputados debate modernização dos defensivos agrícolas
Nesta segunda-feira, uma Comissão Geral da Câmara dos Deputados irá discutir o Projeto de Lei 6299/02, que estabelece novas regras para aplicação e análise dos agrotóxicos, sem atualização há mais de 30 anos.
A modernização se faz necessária pois o Brasil bate recorde de safra a cada ano, precisa utilizar agrotóxicos menos tóxicos e mais modernos, além disso o tema é constantemente alvo de fake news.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) , deputado Alceu Moreira (MDB-RS), explicou que a intenção da Comissão Geral é justamente desmitificar o tema, com base científica.
“Foram convidados especialistas que poderão esclarecer as questões polêmicas e ajudar o Parlamento a chegar em um texto de consenso”, contou.
Ele acrescentou que o projeto inova toda a sistemática relativa aos pesticidas, apresentando uma política de Estado para esses produtos e um novo processo para procedimentos de avaliações e registros.
“A ideia é que a ciência paute a matéria e afaste a subjetividade. O assunto é estratégico para a competitividade agrícola do Brasil no exterior. Afinal, o setor é o principal responsável pelos saldos positivos da balança comercial nos últimos anos”, disse.
Saiba mais sobre o PL aqui
Curtiu? Compartilhe!