“A agricultura é a nossa vocação, temos que cuidar bem dela”, diz deputado
Entusiasta do Projeto de Lei 6299/02, que estabelece novas regras para aplicação e análise dos agrotóxicos, o vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, a FPA, o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) esclareceu que o objetivo do PL não é colocar veneno no prato de ninguém.
“A sociedade precisa entender a importância desse projeto, uns chamam de PL do veneno, mas o nome não interessa, o que interessa é deixar claro que ninguém quer colocar veneno no seu prato e desmistificar isso”, explicou durante Comissão Geral na Câmara dos Deputados que discutiu o PL.
Segundo ele, nenhum agricultor coloca veneno no prato de ninguém e que a verdade é que os nossos alimentos são muita de qualidade. O deputado destacou o rigoroso controle fitossanitário feito pelo Ministério da Agricultura, pela Anvisa e pelo Ibama.
“Ninguém quer flexibilizar isso não. Muito pelo contrário, queremos deixá-lo ainda mais rígido. E por que isso? Porque esse é o negócio do Brasil. Você sabia que 50% do emprego gerado no Brasil está ligado direta ou indiretamente ao setor agropecuário? Se você trabalha num setor que fabrica máquinas, insumos, derivados que vão para agricultura, trabalha no porto…”, contou Souza.
“Essa é a nossa vocação, então temos que cuidar bem dela. Se não cuidarmos bem dela, não vamos fazer disso o nosso negócio e não vamos conseguir vender para a Europa, China, mundo árabe, além de não vendermos nem para o Brasil”
Sérgio Souza, deputado federal pelo MDB do Paraná
O parlamentar falou ainda sobre a série de fake news que envolve o setor e que leva uma onda de temor à população.
“Não acreditem naqueles que dizem que queremos complicar e liberar geral. Tudo o que queremos aqui no Parlamento é que tenha moléculas mais eficientes, que dê aumento à produtividade e que dê alimento de melhor qualidade com menos resíduos. Esse projeto de lei é para isso!”, concluiu.
Comissão Geral
O evento contou com a participação de representantes de diversas entidades do agronegócio brasileiro, deputados federais, produtores rurais, médicos, empresários, pesquisadores e professores.
Projeto de Lei
Para que você consiga compreender tudo o que envolve a aprovação do Projeto de Lei 6299/02 preparamos este artigo, onde você poderá conhecer um resumo do PL. Clique aqui.
Curtiu? Compartilhe!