Arroz brasileiro faz estreia no mercado mexicano

Arroz brasileiro faz estreia no mercado mexicano

Pequenos e médios produtores do Rio Grande do Sul são responsáveis por 85% do cultivo nacional e deve dominar as exportações

O arroz tão presente no prato do brasileiro vai começar a conquistar o paladar dos mexicanos. Depois de dois anos de negociações, o México finalmente abriu seu mercado para o cereal brasileiro. A medida tende a favorecer sobretudo as exportações do arroz em casca realizadas por produtores e tradings. O mercado mexicano é o maior para o produto da América Latina. O consumo chega a cerca de 900 mil toneladas por ano, e 75% desse total é importado.

Conduzido especialmente por pequenos e médios produtores do Rio Grande do Sul, o arroz combinado com os mais variados tipos feijão é, sem dúvida, uma paixão nacional. O estado responde responde por mais de 85% da produção nacional do cereal e deve dominar as exportações. No ano passado, mesmo com a quebra da safra 2015/16, os embarques do Estado somaram 855,74 mil toneladas – 15% da colheita nacional e 96% do total embarcado pelo país.

Agora, o grão que tinha um destino quase que exclusivo aos lares brasileiros, também vai para os consumidores mexicanos. Na semana passada, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou a abertura do mercado mexicano para o arroz brasileiro. Na safra passada, em 2018/2019, foram 10,4 milhões de toneladas. A estimativa da próxima safra são 10,6 milhões de toneladas.