O supermilho brasileiro tem uma bactéria na sua genética
Conheça o Bacillus thuringiensis, um dos grandes protagonistas da revolução dos alimentos geneticamente modificados e do controle biológico no mundo
Seguindo a série sobre os agentes de controle biológico de pragas e doenças nas lavouras, o AgroSaber destaca apresenta um camarada que virou alvo de muitas pesquisas científicas no mundo: o Bacillus thuringiensis, ou simplesmente Bt, como é mais conhecido nas rodas de pesquisadores e especialistas agrícolas. Trata-se de uma espécie de bactéria que vive no solo e que mudou, certamente, a forma como se planta milho, soja e algodão aqui no Brasil e no resto do mundo.
Se você já comeu alguma vez na vida salgadinhos de milho – esteja certo que a planta que gerou este cereal é uma das espécies de vegetais mais potentes e produtivas que existe no mundo. Desde que os cientistas descobriram o potencial dessa bactéria para contra-atacar lagartas, que atacam as lavouras, eles trataram de colocar o gene que mata essas pragas no código de DNA das plantas.
O resultado foi um ganho de produtividade desses vegetais, além de uma redução no custo de produção dessas lavouras. Essa tecnologia já ultrapassou 14 anos, desde que foi lançada, e mostrou-se muito segura. Por isso, não é preciso temer, de forma alguma, os alimentos obtidos de organismos geneticamente modificados (os OGMs, ou simplesmente transgênicos).
Controle biológico
Mas é com essa onda de crescimento de biológicos em todo o mundo, que o Bt ganha maior expressividade no campo. Seu alvo são algumas dezenas de espécies de lagartas que atacam a soja, o milho e o algodão. A bactéria é lançada na lavoura a partir de uma solução líquida através de máquinas pulverizadoras.
Quando a lagarta come parte da folha que contém a bactéria, ela fica infectada. Por conta das toxinas liberadas pelo Bt em seu estômago, ela perde em mais de 95% a capacidade de se alimentar, na comparação com uma lagarta sadia.
Seja no tratamento genético dos vegetais ou no controle fitosanitário das plantações, o Bacillus thuringiensis é um dos grandes salvadores da produção de alimentos no País.