Nestlé investe US$ 2 bi e acelera na evolução das embalagens recicláveis

Nestlé investe US$ 2 bi e acelera na evolução das embalagens recicláveis

Empresa lançará fundo de investimento de US$ 250 milhões para startups que queiram se concentrar no desenvolvimento de embalagens sustentáveis​.

Não é de hoje que a indústria de alimentos e os consumidores se preocupam com o impacto das embalagens plásticas no meio ambiente. Toneladas de sacos, garrafas e outros resíduos invadem os oceanos e ameaçam a vida marinha e o meio ambiente. Mas indústrias como a Nestlé parecem comprometidas em mudar esse cenário. A companhia francesa suíça anunciou hoje o investimento de aproximadamente US$ 2 bilhões para liderar a evolução de plásticos virgens para plásticos reciclados apropriados para embalagens de alimentos e acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para embalagens sustentáveis.

Com base em seu compromisso de 2018 de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​até 2025, a Nestlé reduzirá o uso de plásticos virgens em um terço nesse mesmo período, trabalhará com terceiros para promover a economia circular e empenhará esforços para limpar os resíduos plásticos de oceanos, lagos e rios.

A qualidade e a segurança dos alimentos são fundamentais, e as embalagens desempenham um papel importante para garantir isso. A maioria dos plásticos é difícil de reciclar para embalagens de alimentos, levando a um fornecimento limitado de plásticos reciclados para essa finalidade.

Para criar um mercado, a Nestlé está se comprometendo a adquirir até 2 milhões de toneladas métricas de plásticos reciclados próprios para embalagens alimentares e alocar mais de US$ 1,5 bilhão para pagar um prêmio por esses materiais a partir deste ano até 2025.

A Nestlé buscará ainda eficiências operacionais para neutralizar as receitas desta iniciativa. A inovação de embalagens, incluindo novos materiais, sistemas de recarga e soluções de reciclagem, é outro desafio importante na meta para um futuro sem desperdício.

Além de sua significativa pesquisa interna por meio do Instituto de Ciências da Embalagem da Nestlé, a empresa lançará um fundo de investimento de US$ 250 milhões para startups que queiram se concentrar no desenvolvimento de embalagens sustentáveis​. Essas duas iniciativas complementam os principais esforços contínuos da Nestlé em pesquisa, aquisição e fabricação para tornar suas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​e contribuir para seu objetivo de atingir zero emissão de gases de efeito estufa até 2050.

Como parte do compromisso da empresa com embalagens, e transparência cada vez maior, a Nestlé continuará a destacar outras iniciativas e fornecer atualizações regulares sobre seu progresso.

“Nenhum plástico deve terminar em um aterro ou no lixo”, disse Mark Schneider, CEO da Nestlé. “Tornar o plástico reciclado seguro para os alimentos é um enorme desafio para a nossa indústria. É por isso que, além de minimizar o uso de plásticos e fortalecer a coleta de resíduos, queremos fechar o ciclo e tornar mais materiais plásticos infinitamente recicláveis. Estamos tomando medidas ousadas para criar um mercado mais amplo para os plásticos reciclados de qualidade alimentar e impulsionar a inovação na indústria de embalagens. Todos aqueles que quiserem se juntar a nós nesta jornada serão muito bem-vindos”.

“A Nestlé tem a satisfação de investir US$ 2 bilhões de francos suíços na criação de uma economia circular para plásticos, além de reduzir o uso de plástico virgem nas embalagens em um terço até 2025. Ao eliminarmos os plásticos de que não precisamos, inovando em áreas como modelos reutilizáveis e novos materiais, e fazemos os plásticos dos quais precisamos circularem – também em aplicações de grau alimentício, que são mais desafiadoras – e podemos criar uma economia onde o plástico nunca se tornará um desperdício. O cumprimento dos compromissos anunciados hoje contribuirá significativamente para concretizar essa visão”, afirmou Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur.

Compromisso no Brasil

Em fevereiro de 2019, a marca NESCAU anunciou um importante compromisso com o meio ambiente, ao lançar uma série de ações para ajudar a conscientizar seus consumidores sobre a importância do correto descarte das suas embalagens e para diminuir a quantidade de plástico presente em seus produtos.

Como primeira ação, NESCAU firmou uma parceria com o Projeto TAMAR, um dos principais projetos socioambientais do país que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Além do apoio financeiro aos projetos já existente do TAMAR, a marca trabalha em conjunto com a instituição para criar novas ações e campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.

Em paralelo à parceria, a marca iniciou um grande trabalho para retirar os canudos plásticos dos seus produtos, substituindo-os por canudos de papel biodegradável, ação que retira mais milhões de canudos plásticos do mercado.

Em outubro do ano passado, a Nestlé anunciou a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. Entre as iniciativas propostas estão desde ações e projetos internos em busca de maior eficiência operacional e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, até ações de conscientização dos consumidores, em meios on e offline, incluindo comunicações em produtos, pontos de venda e uma linha direta exclusiva para tirar dúvidas sobre reciclagem.

As iniciativas do RE se somam aos esforços para auxiliar a empresa a atingir seus grandes compromissos ambientais. No Brasil, entre 2010 e 2018, as ações conduzidas pela empresa resultaram na redução de quase 37% no uso de água em suas operações e em 51% as emissões de GHG, além de garantir zero descarte de resíduos para aterros. Foi, ainda, a primeira unidade da Nestlé no mundo a alcançar 100% de uso de energia elétrica de fontes renováveis. Em 2018, também conseguiu reduzir em 20% o uso total de energia. Além disso, a companhia já reduziu mais de 1 milhão de kg de materiais de embalagem no período.