Saiba como a ONU vai convocar o mundo para exterminar as pragas

Saiba como a ONU vai convocar o mundo para exterminar as pragas

Organização das Nações Unidas institui 2020 como o Ano Internacional da Saúde Vegetal para unir forças no combate a pragas e doenças na agricultura e promover uma produção de alimentos cada vez mais sustentável ao redor do planeta

A produção de alimentos cresceu em 56 anos, segundo o acompanhamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês). A produção agrícola de cereais, frutas, grãos, castanhas e demais vegetais saltou 3,3 vezes nesse período, chegando em 2017 em 7,3 bilhões de toneladas. Já a produção de carnes bovinas, suína e de frango cresceu 4,7 vezes, somando naquele mesmo ano, somando 304,7 milhões de toneladas.

Os dados são os mais recentes da FAO, e, apesar do crescimento, estão ainda muito longe de ser o suficiente para estancar a fome no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são estimadas que 842 milhões de pessoas sofram de fome crônica globalmente, a grande maioria, em países em desenvolvimento. E mais: por ano, morrem cerca de 5 milhões de crianças menores de cinco anos de idade por doenças relacionadas à desnutrição.

Para reforçar a luta contra a fome no mundo, a ONU instituiu 2020 como o Ano Internacional da Saúde Vegetal. A estratégia central dessa iniciativa é garantir que a produção de alimentos continue crescendo. A principal barreira para esse crescimento é justamente os crescentes ataques de pragas e doenças nas lavouras.

Cálculos da ONU mostram que esses ataques podem levar a perdas de até cerca de 40% das culturas no mundo, a cada ano.

Vídeo da camanha 2020, o Ano Internacional da Saúde Vegetal

Todos contra as pragas na lavoura

A ideia é estimular uma mobilização global que envolva governos, indústrias, organizações civis, cientistas e as pessoas em geral para:

  • Trabalhar em conjunto na proteção das plantas contra o crescimento de pragas devastadoras;
  • Encorajar a inovação científica para combater as ameaças de pragas e doenças;
  • Promover práticas responsáveis para reduzir o alastramento de pragas;
  • E aumentar o apoio aos setores públicos e privados para garantir mais estratégias e serviços para uma agricultura mais sustentável.

A data foi proclamada a partir de esforços conjuntos da FAO e do secretariado da Convenção Internacional de Proteção de Plantas (IPPC, também na sigla em inglês). Esses esforços serão brutais e se somam com iniciativas da ONU como o Desafio Fome Zero (Zero Hunger Challenge) e o de se reduzir as perdas e desperdício de alimentos no mundo. Para se ter uma ideia, 1/3 de todo alimento produzido no mundo vai parar direto no lixo todos os anos.

Campanha FomeZero da ONU

Por isso é essencial valorizar sempre o trabalho do agricultor ou do pecuarista no campo, do grande ao pequeno. Porque, no final das contas, o objetivo de todos é o mesmo – alimentar cada vez mais pessoas com retorno justo de seu trabalho.