Agro brasileiro tem agenda cheia em países do Oriente Médio
Comitiva formada por produtores rurais e representantes do agro buscam mais oportunidades de negócios para o Brasil
A missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ao Oriente Médio, começou no domingo (16) pelos Emirados Árabes Unidos, com uma visita a maior feira de alimentos e bebidas da região, a “Gulfood”, em Dubai.
Na segunda (17), a comitiva teve compromissos em Abu Dhabi, capital do país, onde conheceu uma propriedade rural e uma rede de mercados na região.
A comitiva brasileira é formada por produtores de frutas (melão, melancia, mamão, cítricos, manga e coco), pimenta-do-reino, café e ovinos. A agenda de compromissos em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Riade (Arábia Saudita) segue até o dia 21 de fevereiro.
De acordo com o assessor de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão, a feira Gulfood concentra oportunidades de negócios para diversas cadeias produtivas dentro do complexo setorial de alimentos e bebidas.
“Dubai é um dos principais centros econômicos e financeiros da região. Participar da feira foi uma oportunidade de estabelecer contato e fechar negócios com os importadores de frutas dos Emirados Árabes”, disse.
Para Geisa Costa, que é produtora de ovinos de Agudos do Sul, no Paraná, a visita foi interessante, pois mostrou a diversidade dos produtos do agro. “O que mais me chamou atenção foi que aqui eles têm o costume de consumir a língua, o fígado e o rim do cordeiro”, afirmou.
Na programação da segunda (17), a primeira parada da delegação foi na fazenda Al Foah (Elite Agro), em Abu Dhabi. Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, o grupo produz frutas, legumes e forrageiras no meio do deserto.
“Nós conhecemos as estufas, onde são cultivados pimentões e mirtilos, as plantações de cenoura, batata e cevada, além do packing house, local onde as frutas passam pelo processo de beneficiamento (lavagem, seleção e embalagem)”.
A delegação brasileira também visitou o hipermercado Carrefour para conferir como os produtos são vendidos, qual tipo de embalagem utilizada e o tempo de prateleira.
Crédito: Ascom/CNA