Quer empreender no agro tecnológico? Inscreva-se por aqui!

Quer empreender no agro tecnológico? Inscreva-se por aqui!

Programa seleciona startups para inovar no agronegócio na segunda edição do Intensive Connection está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro

O programa de potencialização de startups Intensive Connection, promovido pelo hub de inovação AgTech Garage, de Piracicaba (SP), chega à sua segunda rodada ainda celebrando os resultados da sua primeira edição, realizada em 2019.

Novos desafios aguardam os empreendedores, que têm em comum a missão de levar aos produtores rurais mais tecnologia, conhecimento e eficiência. As startups interessadas em participar do programa podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro através do link: https://bit.ly/2SgZobK.

O programa foi concebido em parceria com quatro parceiros corporativos do AgTech Garage, conhecidos como Innovation Partners – Bayer, Ourofino Saúde Animal, OCP e Sicredi –  que estabeleceram temas estratégicos de impacto sobre a competitividade do agronegócio brasileiro.

Na primeira fase do Intensive Connection serão selecionadas 20 startups, que se apresentarão a um comitê formado por executivos das empresas parceiras. Esse comitê ficará encarregado de definir os oito finalistas que participarão de uma jornada de experiências e aprendizados que se estenderá por dois meses.

Segunda edição

Para esta edição do evento, o objetivo da cooperativa de crédito Sicredi é empoderar o produtor rural através de soluções que tragam mais eficiência e assertividade na sua gestão. Já a empresa Ourofino Saúde Animal tem o foco voltado para a saúde animal, a Bayer busca novas tecnologias para medir a produtividade no campo nas culturas de soja, milho e algodão e a OCP tem o interesse voltado para tecnologias inovadoras que tragam mais fertilidade ao solo e aumentem a nutrição das plantas. 

As oito startups finalistas serão conhecidas no dia 25 de março e no dia seguinte já será dado o pontapé inicial da série de atividades que podem mudar o rumo dos empreendedores selecionados. Ao longo do programa, as startups receberão atenção especial do time do AgTech Garage, tendo oportunidade de se relacionar com outros parceiros do ecossistema do hub, dentro do “Vale do Silício do Agro”, em Piracicaba.

Terão também acesso a masterclasses com especialistas de mercado, poderão gerar POCs (provas de conceito do produto), fazer negócios ou co-desenvolvimento de novas soluções junto com os parceiros,  além de mentoria com empreendedores e executivos com larga experiência no mercado, acesso a programas de fidelidade dos parceiros para alavancar o acesso ao mercado das suas soluções e até viagens internacionais para centros de inovação e excelência. 

De acordo com José Tomé, CEO do AgTech Garage, o hub cultiva a diversidade de conhecimentos e intensifica as conexões de forma orquestrada. “Um processo efetivo de inovação na atualidade envolve a gestão do fluxo de conhecimento além das fronteiras da organização e nossa capacidade de inovar está ligada diretamente à capacidade de conexão e colaboração. Ter startups lado a lado de grandes empresas e produtores é fundamental e, sem dúvida, marca uma nova dinâmica da inovação no agro”, explica Tomé. 

O programa é equity free, ou seja, nem os parceiros  nem o AgTech Garage se tornam sócios das startups, não existe comprometimento inicial nesse sentido, pois não é previsto nenhum investimento financeiro inicial. Os aportes podem ser negociados de acordo com o interesse das startups e dos parceiros corporativos durante ou depois do programa. 

Para outras informações e inscrições, as startups devem acessar a página do programa no site do AgTech Garage (http://www.agtechgarage.com/)

Primeira edição do programa já colhe resultados

Um período de muito aprendizado e rico em experiências é como definem os participantes da primeira edição do Intensive Connection realizado no segundo semestre de 2019. As startups unem-se em uma única voz ao definir a participação no programa como de grande impacto sobre seus negócios. É o que diz o CEO da Perfect Flight, Leonardo Luvezutti, ao tentar mensurar os ganhos, após desenvolver, com o suporte da Bayer e em parceria com outra startup participante, a Safe Trace, um novo produto para rastreabilidade e pulverização de precisão, que deve estar no mercado já na safra de 2020, o Perfect Trace.

As duas empresas foram selecionadas pela Bayer para participar do programa na sua primeira edição. “Aprendemos muito e tivemos a oportunidade de criar conexões que mudaram a nossa história”, comentou Luvezutti, convidado pela Bayer para conhecer os principais centros de inovação em St. Louis e no Vale do Silício.

A startup gaúcha Elysios Agricultura Inteligente, uma das escolhidas pela cooperativa Sicredi, criou uma espécie de diário de campo digital, onde o produtor rural ou técnico podem visualizar em tempo real a produção, coletar dados do campo e rastrear todas as etapas da produção. Através de um aplicativo, é possível fazer controle de aplicação de defensivos e projetar o volume da safra, além de gerar informações para a rastreabilidade dos hortifrutis e frutas.

Segundo o diretor de produto e um dos fundadores da startup, Levi Trevisan, “foi o primeiro programa para startups que participei onde emite nota”, concluiu Trevisan uma vez que o Sicredi articulou e viabilizou a contratação da startups por um pool de produtores cooperados do Sicredi no Rio Grande do Sul.

Crédito: Ascom/Agtech Garage