Primeiro ovo com selo da Embrapa chega aos supermercados
O produto é uma parceira da processadora de alimentos orgânicos Korin com a maior estatal de pesquisa agropecuária do País
Você pode até não perceber, mas a cada alimento comprado pelos consumidores no Brasil tem um dedo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), maior instituição de pesquisa e tecnologia rural do País. Foi o esforço da equipe de pesquisadores do órgão que tornou possível o melhoramento de vegetais, como arroz, feijão, milho, soja, cenoura e tomate; e animais, como bovinos, aves e suínos, para a produção de carnes.
A partir deste mês de abril, essa mensagem passa ser mais clara. Uma linha de ovos da Korin, uma a processadora de alimentos orgânicos com sede em xxx, passa ter a estampa “Tecnologia Embrapa” em suas embalagens. É o primeiro produto que chega direto ao consumidor a ter este selo.
Que ovo é esse?
O ovo vem de uma seleção de galinhas exclusivas para a produção de ovos (poedeiras) feita na unidade da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Lançada no mercado em 2001, a ave Embrapa 051 é o resultado do cruzamento entre duas linhagens de aves americanas (Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca). O animal é especialista na produção de ovos de mesa de casca marrom e, por ser rústico, se adapta bem a sistemas menos intensivos.
Nas granjas da Korin, a ave é criada livre de gaiolas, sem uso de antibióticos e com alimentação exclusivamente orgânica. Neste primeiro momento, esses ovos serão distribuídos em 11 lojas de varejo distribuídos no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
“Tecnologia Embrapa”
O selo “Tecnologia Embrapa” já existia e era mais comum para estampar produtos que iam direto aos produtores rurais como sementes e nutrientes para plantas. Agora a aposta é levar a marca direto ao consumidor.