Mande um “zap” e o Mapa te ajuda a vender sua produção
Em nova ação, equipe da ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ajuda pequenos agricultores a comercializar sua produção e reduzir o desperdício
“Atenção, agricultores familiares! Mais um canal de comunicação com o Mapa”, publicou em seu Twitter a ministra da Agricultura Tereza Cristina, no início da noite de quarta-feira (13). “Informem possíveis perdas de alimentos por conta das dificuldades de comercialização durante a pandemia.”
A publicação de Tereza é o anúncio de que uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está entrando na luta para reduzir ao máximo o desperdício de alimentos, ajudando o produtor a vender. O novo canal é por troca de mensagens instantâneas, através do aplicativo WhatsApp.
Agora, pelo número (61) 9873-3519, pequenos proprietários rurais podem relatar suas dificuldades no comércio de sua produção, especialmente alimentos perecíveis como frutas, legumes e verduras.
“Nosso trabalho é na direção de mitigar os efeitos do Covid-19 e não perder alimentos”, disse o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, em sua conta do Twitter. “Vamos atuar direcionando a comercialização para os mercados privados e públicos.”
Como funcionará esse canal?
Para acessar a nova ferramenta, chamada “Disque Perdas de Alimentos”, CLIQUE AQUI ou basta salvar o número (61) 9873-3519 na agenda de contatos do telefone e enviar um “Oi” por mensagem no aplicativo. O atendimento será iniciado automaticamente com o envio de perguntas essenciais para que a situação do agricultor familiar seja analisada.
Segundo o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, o objetivo é garantir que as informações cheguem ao órgão de forma rápida e organizada para que medidas sejam avaliadas.
“Queremos saber e poder ajudar”, diz Schwanke. “Além de organizar o fluxo das comunicações sobre perdas de alimentos, este canal vai nos aproximar ainda mais dos agricultores e suas organizações, como cooperativas, agroindústrias e associações, que estão com dificuldades na comercialização dos produtos.” Segundo ele, a iniciativa vai permitir um contato direto com o Mapa, que continua estudando novas medidas para auxiliar os pequenos produtores afetados pela pandemia.”
O Mapa criou a página especial “Mapa Contra Coronavírus”. Por ela, é possível acompanhar todas as ações do ministério para o enfrentamento da crise, especialmente as ações para garantir o abastecimento de alimentos no País e o apoio aos produtores rurais.
Produção
A maior parte de produção de hortaliças está nas mãos de pequenos proprietários rurais e respondem por um importante braço da economia do País, segundo o agrônomo Warley Marcos Nascimento, pesquisador e chefe geral da Embrapa Hortaliças, em Brasília (DF). “Estatisticamente estamos falando de uma produção de cerca de 20 milhões de toneladas que corresponde ao mercado de hortaliças. O que representa para a economia algo em torno de R$ 27 bilhões a R$ 30 bilhões.”
Esses produtores já se instalaram estrategicamente próximo aos grandes centros urbanos para poder escoar mais facilmente sua produção. No entanto, com o fechamento de importantes canais de vendas como restaurantes e hotéis durante o período de quarentena, muitos deles ficaram sem ter a quem vender e com risco de perder toda sua produção.
O AgroSaber tem acompanhado de perto a luta dos pequenos proprietários rurais, para manter de pé a produção agrícola, os empregos. O trabalho deles é fundamental para manter vivo o abastecimento das cidades e não faltar alimentos de qualidade na mesa do brasileiro. E aí gostou da matéria? Você pode: curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)