Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo

Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo

A Associação Brasileira de Proteína Animal apresenta o relatório consolidado do setor brasileiro de aves e suínos de 2019

Com um total de exportação de 4,2 milhões de toneladas de carne de frango o Brasil é o número 1, considerando os dados consolidados de 2019. O número faz parte do mais recente relatório do setor da cadeia produtiva de aves e suínos divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne cerca 140 empresas e demais entidades deste segmento do agro brasileiro.

O Brasil é seguido pelos Estados Unidos, com 3,3 milhões de toneladas de carne de frango; União Europeia, com 1,5 milhão de toneladas; Tailândia, com 881 mil toneladas; e China, com 428 mil toneladas.

“O relatório anual é a uma ferramenta aberta, fundamental para o planejamento setorial com foco na visão sustentável da cadeia produtiva”, diz Francisco Turra, presidente da ABPA. “É uma base referencial importante para as empresas e demais stakeholders, que atuam direta e indiretamente na cadeia produtiva.”

Apesar de o maior exportador de carne de frango, o Brasil tem o mercado interno como principal comprador. A produção de carne de frango no ano passado foi de 13,2 milhões de toneladas. Deste volume, 68% foram para o consumo dos brasileiros. Os 32% restantes foram as 4,2 milhões de toneladas exportadas.

Carne suína

A produção de carne suína em 2019 foi de 3,98 milhões de toneladas. Também nesse caso, o consumo interno supera as exportações: 81% desse volume ficaram no país. Para a exportação foram os 19% restantes, o que representa 750 mil toneladas.

O resultado põe o Brasil em 4º lugar no ranking de exportação. Na primeira posição, está a União Europeia, com 3,55 milhões de toneladas, os Estados Unidos, com 2,87 milhões de toneladas e o Canadá, com 1,28 milhão de toneladas.

Ovos

Já a produção de ovos consolidada pela ABPA ficou em 49,06 bilhões de unidades. Nunca se botou tanto ovo no Brasil como no ano passado. É o maior volume da história e um salto de 10,3% sobre a produção de 2018, de 44,49 bilhões de ovos. A produção é praticamente para o mercado interno. O consumo dos brasileiros respondeu por 99,59% dessa produção e o 0,41% foi para a exportação.

Setor

A cadeia produtiva de aves e suínos gera 4,1 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil. Com um modelo de produção integrado (pequenos produtores ligados a cooperativas ou empresas frigoríficas), a avicultura e suinocultura do País reúnem um pouco mais de 100 mil famílias.

A potência econômica do setor reflete-se em melhores índices de emprego e renda. Confira o ranking dos primeiros seis municípios brasileiros com maior desenvolvimento humano por conta do negócio de aves e suínos:

1º Lajeado (RS). É o 2˚ IDH do RS e 6˚ IDH do BR
2º Toleto (PR). É o 2˚ IDH do Estado e 7˚ IDH do Brasil
3º Concórdia (SC). É o 1˚ IDH do Estado e 8˚ IDH do Brasil
4º Paranavaí (PR). É o 3˚ do Estado e 18˚ IDH do Brasil
5º Chapeco (SC). É o 2° do Estado e 25° IDH do Brasil
6º Serafina Corrêa. É o 6˚ Do Estado e 57˚ IDH do Brasil

E aí gostou da matéria? Você pode: curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)