Robôs “boiadeiros” vão movimentar mercado de US$ 2 bilhões
Confira os apps que estão guiando produtores para plantar e criar com mais precisão e muita tecnologia
Assim como nas cidades 🌇, o universo dos apps 📱 está moldando o comportamento de muitos produtores 👩🌾👨🌾 no interior do Brasil. Chega de anotações em folhas de papel, planilhas escritas à mão, ou até tabelas por computador. O negócio agora é fazer tudo pelo celular 📲.
O fenômeno por trás dessa tendência é bilionário. Estima-se que o mercado de softwares, desenvolvimento de robôs e algoritmos para o campo movimente US$ 1,9 bilhão em todo o mundo até 2025, segundo a consultoria indiana Wise Guy.
E as opções são inúmeras. Com base em dados, as ferramentas ajudam a melhorar a produtividade, mostrando ao produtor o seu potencial e a melhor forma de alcançar seus objetivos. Elas vão de geradores de rotas 📍 como o Waze a marketplaces 📦 como o iFood e o Rappi. Confira os principais apps do campo:
Wazes da boiada
🐮 Bovcontrol – É um dos mais antigos apps brasileiros ajuda na gestão de fazendas de gado de corte. Além de contribuir para aumentar a qualidade da produção de carne, a ferramenta mostra ao produtor a melhor data para vender seu gado.
🐂 JetBov – Também tem a função de para gerenciar fazendas de gado de corte e organizar dados sobre o rebanho.
🐄 4Milk – Específico para o gerenciamento de rebanhos de leite e ajuda a conduzir todos os trabalhos na fazenda.
Wazes da lavoura
🌱 Aegro – Aplicativo tem foco no gerenciamento digital para pequenos proprietários rurais. Ele ajuda a administrar tarefas de plantio, colheita. tratamento do solo e controle de pragas e doenças.
🌾 FarmBox – Também é um gerenciador para as lavouras e auxilia no controle mais preciso de pragas e doenças.
🗾 Hectare – A partir de imagens de satélite o aplicativo faz o levantamento topográfico da área demarcada.
Marketplaces rurais
🛒 Grão Direto – a ferramenta é uma plataforma para o comércio de produtos agrícolas.
🌽 Matchfood – A ferramenta permite aos produtores uma conexão fácil com a redes de varejistas. O app teve o lançamento antecipado este ano como forma de auxiliar pequenos produtores durante a pandemia do novo coronavírus.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua a missão de trazer boas informações aos leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).