Brasil celebra maior programa de reciclagem de lixo agrícola do mundo
O Dia Nacional do Campo Limpo, que completa 16 anos, alcança a marca de 581,4 mil toneladas de embalagens recicladas
Nesta terça-feira (18), é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo. A data é muito importante para o agro brasileiro pois é celebrado o maior programa de reciclagem de lixo agrícola do mundo, conhecida como Sistema Campo Limpo, e coordenado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).
O sistema é responsável pelo recolhimento e reciclagem das embalagens vazias de pesticidas agrícolas através uma operação bem executada de logística reversa que integra indústrias fabricantes de agroquímicos, revendas, cooperativas agrícolas, transportadoras e produtores rurais.
Em 2019, foram recolhidas 45,7 mil toneladas de embalagens vazias. Desde que o programa iniciou, o Brasil recolheu 550 mil toneladas (de 2002 a 2019). Segundo o “Embalômetro” do inpEV, o número atual é de 581.374 toneladas de reciclagem de lixo agrícola acumuladas de 2002 até segunda-feira (17). Cerca de 94% de todo esse material é reciclado.
Para se ter uma ideia, a cada 100 embalagens de defensivos agrícolas vazias recebidas, 94 são recicladas. As seis restantes são incineradas porque são impróprias para a transformação em outros produtos.
Na França, que tem o segundo melhor desempenho, a destinação não passa de 77%; seguida do Canadá, com 73%. Os Estados Unidos estão em nono lugar no ranking, com 33%.
Comemoração pelo Brasil
O inpEV programou uma série de eventos e a doação de nove mil cestas básicas, o equivalente a cerca de 140 toneladas de alimentos, ajudando quem precisa neste momento. Clique aqui e conheças as demais ações que serão desenvolvidas pelo inpEV. Clique aqui e saiba como funciona a reciclagem de lixo agrícola do Sistema Campo Limpo.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua a missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).