É oficial: 2021 é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais

É oficial: 2021 é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais

Entidade ligada à ONU busca alertar para o maior consumo e a melhoria na produção desses alimentos em todo o mundo

A cada ano, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) elege um tema internacional do agro. Para este 2021, o tema escolhido foi o setor hortifrutigranjeiro, ou também conhecido aqui no País pela sigla FLV, de frutas, legumes e vegetais.

Com o “Ano Internacional das Frutas e Vegetais” a entidade quer levar, ao longo deste ano, informações para conscientizar a população global sobre os benefícios nutricionais e para a saúde que os hortifrútis promovem, como apoiar as funções do corpo e o bem-estar físico e mental em todas as idades, ajudar a prevenir a desnutrição e reduzir o risco de doenças não transmissíveis.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior parte da população mundial ainda mantém a ingestão abaixo da média de 400 gramas por dia.

Consumo de FLV

Alguns estudos apontam que o brasileiro consome menos da metade de FLV do que um europeu. Segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o consumo per capita no Brasil é de 57 quilos por ano, enquanto o da Alemanha é de 112 quilos. Os italianos, por sua vez, consomem 114 quilos de frutas, legumes e vegetais por ano, e os franceses, 114,8 quilos por ano. A Espanha lidera o ranking com o consumo de 120 quilos por ano.

De acordo com dados da FreshFel, associação europeia de produtos frescos, a média de consumo do países do continente europeu é de 129 quilos de frutas e hortaliças por ano.

Produção

Se por um lado o consumo é baixo, por outro a produção está avançando nos campos brasileiros. Segundo o relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018, que avalia 24 produtos entre frutas, legumes e verduras, o Brasil produziu 52,9 milhões de toneladas de alimentos em 2016.

Foi o primeiro estudo consolidando os números do setor e unindo as forças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Considerando apenas a produção de frutas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, segundo a CNA, com um volume de cerca de 41 milhões de toneladas.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).