Tecnologia da Embrapa estreia em indústria de alimentos nos Estados Unidos

Tecnologia da Embrapa estreia em indústria de alimentos nos Estados Unidos

Desenvolvida a partir da cera de carnaúba, a inovação pode garantir 15 dias de tempo de prateleira para frutas

Enquanto no Brasil a Embrapa celebrava seus 48 anos, no final de abril (28/4), uma de suas tecnologias, a nanoemulsão de cera de carnaúba era lançada na Filadélfia (EUA), em âmbito mundial, com o nome de Life Ultra pela AgroFresh Solutions, Inc. Obtido através de pesquisa com nanotecnologia, o produto preserva a qualidade e prolonga o tempo de vida das frutas por mais tempo, em média, em até 15 dias.

A inovação pode provocar um grande impacto na redução de perdas e desperdício de alimentos, além de abrir um potencial mercado para a bioeconomia, pois é desenvolvida a partir de extrato da palmeira carnaúba, endêmica do semiárido da Região Nordeste do País, além de ser considerada uma árvore-símbolo nos Estados do Ceará e do Piauí, sob o título de “árvore da vida”.

A inserção da tecnologia no mercado global ocorre dentro da plataforma de expansão de produtos naturais da multinacional americana, líder global em soluções pós-colheita. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP) em parceria com a QGP Tanquímica e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Modelo de negócio

O pesquisador Marcos David Ferreira, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nanoemulsão de cera de carnaúba, explica que a triangulação entre as três instituições envolveu um modelo de negócio diferenciado. A QGP Tanquímica, licenciada para fabricar a solução, assinou um contrato de cooperação com a AgroFresh visando alavancar o produto no mercado nacional e internacional.

“A entrada da AgroFresh está impulsionando a adoção da tecnologia por setores produtivos de países da América Latina, Europa e Ásia, permitindo que um contingente maior seja beneficiado”, diz o pesquisador sobre a primeira tecnologia da Embrapa Instrumentação lançada, distribuída e comercializada internacionalmente.

“O processo geral da tecnologia de nanoemulsão produz uma solução excepcional para manutenção de frescor”, acrescentou Marilene Ribeiro, gerente de pesquisa e desenvolvimento da QGP Tanquímica.

Do Brasil para o mundo

A AgroFresh é a maior distribuidora comercializadora, nacional e internacional, da nanoemulsão de carnaúba. Clint Lewis, CEO da empresa, disse ser um prazer unir forças com a empresa brasileira para o lançamento global deste novo recobrimento.

“O Life Ultra é parte importante do compromisso de décadas da AgroFresh com inovação e redução da perda e desperdício de alimentos. Estamos felizes pela forma como esta solução à base de plantas abre oportunidades de negócios ao consumidor da cadeia de alimentos, empacotadores e varejistas”, afirma Lewis.

Apesar do lançamento da tecnologia nos Estados Unidos, a própria produção brasileira de frutas passa a ser grande beneficiária da tecnologia. O Brasil, terceiro maior produtor mundial de frutas, com grande diversidade de espécies cultivadas, os produtores rurais de base empresarial e empresas de beneficiamento pós-colheita de frutos serão os principais contemplados pela tecnologia.

Entre os fatores que contribuíram para a rápida inserção da tecnologia no mercado internacional estão desenvolvimento sustentável, funcionalidade, facilidade de uso, flexibilidade, inovação, forte conexão com o setor produtivo e segurança. A nanoemulsão mantém as propriedades sensoriais do fruto, reduz a perda de massa e proporciona brilho.

“A internacionalização dessa tecnologia em vários continentes confirma a excelência da pesquisa nacional. Demonstra de forma inequívoca que o investimento em C&T alimenta um ciclo virtuoso de impactos econômicos, sociais e ambientais”, lembra João de Mendonça Naime, chefe-geral da Embrapa Instrumentação.

Com informações da Ascom/Embrapa Instrumentação