Número de startups no agro aumentou 40%
Novo mapeamento traz o panorama nacional das empresas de inovação e tecnologia do campo e dá mais visibilidade ao ecossistema de empreendedorismo no País
A revolução tecnológica do agro brasileira ganha mais fôlego. E não se trata de uma análise retórica apenas, mas também numérica. Os sinais de crescimento desse segmento de empresas foram constatados na nova edição do Radar Agtech Brasil, que é um censo do ecossistema tecnológico das empresas dedicadas a desenvolver produtos e serviços de ponta para o agro.
Lançado no final de maio (28/5), o Radar mapeou 1.574 startups brasileiras que atuam no agronegócio. O número é 40% maior em comparação à pesquisa feita em 2019. O levantamento também identificou 78 instituições que apoiam a incubação, aceleração e investimentos dessas empresas.
Esse movimento é importante porque trata do ambiente que tem criado as maiores empresas do planeta. Uma startup é basicamente uma empresa que movimenta bilhões por aliar alta tecnologia e serviços que podem ser replicados em qualquer lugar do mundo. No agro, essas empresas também são conhecidas por agtechs. Foi desse movimento que saíram as mais valiosas empresas do mundo: Amazon, Google, Apple, Microsoft e Facebook.
O Radar Agtech Brasil 2020/2021 foi elaborado em parceria entre a Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Resultados do censo
O Estado de São Paulo mantém o protagonismo nessa área, com 48% das startups nacionais. São Paulo e Piracicaba são as duas cidades com mais agtechs. No entanto, foi a Região Nordeste foi onde o estudo encontrou o maior número de novos empreendedores, em comparação com a edição de 2019.
Outro dado importante identificado pelo estudo foi a identificação de 78 instituições que investem e apoiam o empreendedorismo de startups do setor agropecuário no Brasil, possibilitando o acesso a oportunidades de incubação, aceleração e investimentos. A participação dessas instituições é crucial para que as startups consigam obter recursos e capital para atingir suas metas de crescimento.
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