8 razões para você incluir a carne bovina em sua dieta
O alimento é um dos mais ricos em proteínas e nutrientes para o organismo humano. Confira
Apesar de uma crescente onda do consumo de proteínas alternativas baseadas em vegetais, é fato que a proteína animal ainda é uma das fontes de nutrientes mais completas e garantem maior absorção dessas substâncias pelo organismo humano. Confira abaixo os 8 benefícios da carne bovina e entenda porque é ela tem um papel importante na sua dieta.
1. É fonte de proteínas
A carne bovina é rica em proteínas. Elas contribuem para a massa magra do corpo (músculos), além de auxiliar na reparação dos ossos, pele e cartilagens. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), elaborada pela Universidade de São Paulo (USP), 100 gramas de charque cozido (sem óleo e sem sal) contém 36,36 gramas de proteína; 100 gramas de patinho sem gordura grelhado (sem óleo e sem sal) pode fornecer 35,90 gramas de proteína.
2. É fonte de ferro
Comer carne bovina ajuda a prevenir a anemia por deficiência de ferro. A anemia ferropriva é uma epidemia crescente em todo o mundo. Uma porção de 100 gramas de baço bovino cozido (sem óleo e sem sal) pode fornecer 39,96 miligramas de ferro, segundo a TBCA.
3. Rica em minerais
Além do ferro, o alimento é rico em outros minerais como cálcio, cobre, magnésio, manganês, potássio, fósforo, selênio e zinco. Sabia que um dos benefícios da carne é fornecer mais de metade da quantidade diária recomendada de selênio, zinco e magnésio?
4. Fonte de vitaminas
Segundo a TBCA, considerando uma porção de 100 gramas e preparo mais simples do alimento (sem adição de óleo e sal), pode-se absorver:
- 14,57 miligramas de vitamina A e 77,16 microgramas de vitamina B12 do fígado grelhado;
- 50,30 miligramas de vitamina C do baço cozido;
- 2,78 microgramas de vitamina D do acém moído cozido.
5. Fonte de L-Carnitina
É um aminoácido presente naturalmente em produtos à base de carne. A substância possui um efeito benéfico sobre hipertensão, inflamação e até em pacientes com insuficiência cardíaca. Entre outras funções, a L-carnitina desempenha um papel no metabolismo das gorduras.
6. Possui glutationa
É um antioxidante que é associado ao antienvelhecimento, redução de ocorrências de doenças crônicas e ainda fortalece o sistema imunológico.
7. Contém carnosina
É um potente aminoácido, que ajuda a prevenir a aterosclerose e outras doenças crônicas, além de reduzir inflamações.
8. É rica em creatina
A substância melhora o desempenho do exercício físico. Fornece energia, melhora a resistência, além de favorecer o crescimento e desenvolvimento muscular. Em cerca de 100 gramas de carne há em torno de em torno de 400 miligramas a 500 miligramas de creatina.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).