A revolução das máquinas autônomas já começou no campo

A revolução das máquinas autônomas já começou no campo

Uma frota de máquinas agrícolas autônomas, robôs e drones já está em pleno desenvolvimento. Saiba por que essas novidades vão chegar primeiro nas zonais rurais do que nas cidades

Os filmes de ficção científica são bem claros. No futuro, o mundo está repleto de carros voadores, robôs e uma infinidade de máquinas e equipamentos autônomos. Claro que, invariavelmente, nas tramas hollywoodianas essas máquinas só têm um propósito: dominar a raça humana, como é apresentado, pela sexta vez, na franquia de O Exterminador do Futuro, lançado no final do mês passado.

O fato é que essa “vingança” robótica ainda está longe de acontecer – assim, espera-se (rs)! E outro ponto importante e que nenhum desses filmes se arriscou em dizer: as primeiras pessoas a testemunhar o surgimento dessas máquinas não estão nas cidades, mas nas fazendas. E isso não é ficção, mesmo. O que não faltam são protótipos de máquinas agrícolas autônomas sendo testados no campo.

Tratores sem cabine, controlados por um tablet ou smartphone já estão sendo testados e, dentro de cerca de três anos, já estarão oficialmente trabalhando em áreas de produção agrícola. Segundo Renato Coutinho, especialista de Telecomunicações da CNH Industrial para a América do Sul, esses equipamentos chegam primeiro ao campo por conta na facilidade de regulamentação e pela operação nas fazendas possuir um fluxo de pessoas mais restrito. “No Brasil essa regulamentação demora um pouco, mas vai acontecer”, diz Coutinho. “Isso só tende a beneficiar a produção de alimentos.”

A Case IH, fabricante americana de máquinas agrícolas, lançou há cerca de dois anos o seu protótipo autônomo que até já circulou no Brasil. Além dela, a brasileira Jacto e a americana John Deere também iniciou os testes com suas máquinas autônomas. Nessa corrida tecnológica já existem até drones gigantes sendo testados no campo, inclusive em terras brasileiras. O Agrosaber selecionou as novidades desses fabricantes de máquinas e outras inovações que vão certamente melhorar a eficiência no campo e a forma como os alimentos chegarão à sua mesa.

Máquinas autônomas

JAV II

A brasileira Jacto testa um pulverizador autônomo de agroquímicos

Case IH

Os primeiros trabalhos do trator autônomo da Case IH nos Estados Unidos

Robôs na colheita de frutas

Colheita de morangos: o robô reconhece inclusive quanto o fruto está maduro
Outra máquina na colheita de morangos, agora, com mais braços mecânicos e que transita em área aberta

Robôs na aplicação de agroquímicos

A máquina idenfica as plantas daninhas e aplica os herbicidas apenas nesses vegetais

Robôs no cultivo

Um exemplo de cultivador preciso para cuidar de uma lavoura de hortaliças
O modelo é para uma área pequena mas mostra bem como pode evoluir a produção de alimentos: o robô semeia, fertiliza, rega e colhe

Drones na agricultura

A novidade da brasileira Skydrones para aplicação de agrotóxicos e fertilizantes
O drone da brasileira ARPAC no tratamento de uma lavoura de milho no País