A verdade que não querem que você saiba
Tem muito site por aí que tem seu discurso baseado em medo e mentira. E essa dupla explosiva faz com que muita gente acredite e compartilhe esse conteúdo, sem saber que é mentira!
Por exemplo, falam muito sobre um tipo específico de agrotóxico, o glifosato. Ele é o pesticida mais usado no Brasil e é vital para matar as pragas nas lavouras.
O glifosato é o princípio ativo de mais de 2 mil produtos de diversas outras empresas. Hoje, no Brasil, mais de 100 agrotóxicos contêm glifosato. Mas será que algo tão utilizado no país seria tão perigoso?
Em abril, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) declarou que o glifosato “provavelmente não é cancerígeno para os humanos”.
Já aqui no Brasil, esse ano a Anvisa faz reavaliação do glifosato, iniciada em 2008, e permite seu uso no Brasil. A agência afirma que a substância “não apresenta características mutagênicas e carcinogênicas”.
A agência avaliou 16 pareceres próprios e 3 externos. Até 6 de junho estão abertas as consultas públicas sobre o glifosato no país.
Outra fake news é sobre a alta incidência de câncer no Mato Grosso, um estado com forte atuação agrícola. No entanto, a verdade é que em Mato Grosso, a capital tem mais incidência de câncer do que área rural.
Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de pessoas que desenvolveram câncer em Cuiabá, capital do estado, é maior do que no interior, onde há grande atividade rural e, por consequência, utilização de defensivos agrícolas.
Os dados deixam claro que não é possível afirmar que quem mora no campo tem maior propensão a desenvolver a doença. Ao contrário. Os hábitos de vida dos moradores dos centros urbanos contribuíram para uma maior incidência de câncer.
Estudos muito amplos de agricultores (e pessoas com acesso a defensivos agrícolas) estão em andamento nos EUA e na França.
Os resultados destes estudos até o momento mostraram que os agricultores tendem a ser mais saudáveis e têm menos câncer, em geral, quando comparado com outros grupos.
Curtiu? Compartilhe!