Agro brasileiro possui 12,8 mil técnicos agropecuários
Dia 5 de novembro é celebrado o Dia do Técnico Agrícola. Confira alguns números dessa atividade que ajuda a promover o desenvolvimento no campo no País
Neste dia 5 de novembro, o AgroSaber parabeniza às mulheres e aos homens que ajudam a disseminar as melhores técnicas de campo aos produtores rurais. O serviço de profissionais como os técnicos agrícolas, também conhecido por extensionistas, é a ponte entre a pesquisa e a propriedade rural.
Entre as ações da extensão rural estão a assistência a assentamentos da reforma agrária, mecanização agrícola, produção animal, produção agroecológica, comercialização, conservação do solo, cultivo de plantas medicinais, agroturismo, hidroponia e agroindustrialização.
Confira alguns números importantes dessa atividade, segundo a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).
🏬🏢 A rede de extensão rural oficial é formada por 5.295 unidades de atendimento, sendo que 1.282 destas (24,2%) estão situadas nos Estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
👷♀️👷♂️ São 12.766 profissionais extensionistas no País. Deste número, 5.414 são de extensionistas de nível médio e 7.352 são de nível superior.
👩🌾👨🌾 Esses profissionais atendem cerca de 2,06 milhões de proprietários rurais em todo o País.
🌾 A região Sul concentra 26,7% dos extensionistas, sendo que o Rio Grande do Sul desponta como a unidade federativa com o maior número de profissionais de todo o País, com 1.778 profissionais
🚜 O Estado do Rio Grande do Sul figura também na primeira posição nacional em termos do número proprietários rurais beneficiados com o atendimento técnico, com 420.211 estabelecimentos rurais atendidos.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).