Agro brasileiro recicla 93% das embalagens de defensivos agrícolas
Iniciativa chamada Campo Limpo é referência mundial e promove o destino correto às embalagens de pesticidas vendidas no Brasil
O Brasil pode se orgulhar. O País tem o maior e mais eficiente projeto de reciclagem do mundo. E não se trata da reciclagem do lixo urbano, mas o do lixo rural. Desde 2002, as indústrias de agroquímicos se reuniram em torno de um grande objetivo: garantir a destinação correta de todas as embalagens de agrotóxicos produzidas no País.
A ideia deu certo e, de lá para cá, o recolhimento dessas embalagens atingiu a marca de 500 mil toneladas de embalagens descartadas de produtos químicos. A iniciativa chama-se Campo Limpo, promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas dos setores químico e agropecuário.
Em 2018, foram 44,3 mil toneladas de embalagens descartadas. Desse total, 93% do material plástico pôde ser reaproveitado na confecção de materiais elétricos e hidráulicos para a construção civil e até para a confecção de novas embalagens de químicos. Desde que foi criado, a iniciativa consegue garantir esse alto porcentual de reutilização.
O Campo Limpo dá um baile em iniciativas semelhantes desenvolvidas pelo resto no mundo. Na França, que tem o segundo melhor desempenho, a destinação não passa de 77%; seguida do Canadá, com 73%. Os Estados Unidos estão em nono lugar no ranking, com 33%.
Como isso funciona
O sucesso do programa foi selado com o compromisso desde a hora da venda até a hora do descarte. Nesse processo, participam o produtor rural e com os demais elos responsáveis pela logística reversa dessas embalagens. Depois de utilizadas, os produtores levam as embalagens aos centros de coleta e triagem, pontos de recebimento e unidades de recebimento itinerantes. Depois, o material é recolhido e destinado às indústrias de reciclagem. (Confira no vídeo abaixo como o funciona o intrincado método do Campo Limpo).
Na fazenda O produtor rural é basicamente o personagem que faz toda essa engrenagem funcionar, realmente. É a partir do trabalho dele que começa a dar certo o sistema. Faz parte, por exemplo, a correta lavagem e armazenagem das embalagens após o uso. A água utilizada no processo volta para o tanque de aplicações de produtos químicos. Produtos que não foram utilizados por completo também são separados e destinados para tratamento dentro do Campo Limpo.