Alimentos verdes são as fontes naturais contra o câncer
Confira onde e o quanto o Brasil produz de frutas e vegetais como a alface, o abacate, o limão, o pepino e o pimentão
O AgroSaber continua sua série em homenagem ao Ano das Frutas e Vegetais, estipulado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês). E agora é hora de explorar onde são produzidos os principais alimentos verdes e a quantidade colhida anualmente no País.
Entre os principais benefícios desses alimentos são suas propriedades anticancerígenas, além de suas qualidades nutricionais próprias. Ricos em ácido fólico, a vitamina E e duma substância chamada sulforafano, esses nutrientes ajudam a prevenir o câncer por aumentar a resistência e a regeneração do organismo. Entre os alimentos verdes selecionamos: a alface, o abacate, o limão, o pepino e o pimentão. Confira.
Alface
Originária do Leste do Mediterrâneo e rica em fibras e ferro, a alface é a hortaliça folhosa mais consumida do Brasil. Um estudo com base em 2016, o mais recente até agora, indica que a produção da hortaliça ocupe uma área de 91,2 mil hectares, de onde são colhidas anualmente 1,7 milhões de toneladas. Essa informação faz parte do estudo “Mapeamento e quantificação da Cadeia Produtiva das Hortaliças”, feito pela consultoria Markestrat, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). Os grandes municípios produtores são Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP), Caeté e Mário Campos (MG) e Teresópolis (RJ).
Abacate
Nativa da América do Sul, sendo um dos alimentos apreciados pela civilização Asteca, na região do México, a fruta ganhou o mundo especialmente em áreas de clima tropical e subtropical. O abacate é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A entre as frutas. A produção comercial no País se estende por um pouco mais de 14 mil hectares, o que garante uma safra 150,6 mil toneladas por ano, segundo o IBGE. O mais Estado produtor é São Paulo, colhendo 77,6 mil toneladas de abacate, 51,5% da produção nacional. É seguido por Minas Gerais (35,9%); Paraná (4,8%) e Espírito Santo (4,2%).
Limão
Apesar de a maioria dos consumidores o rotular como um limão, saiba que, na realidade, a fruta é uma lima-ácida. A variedade tahiti, a mais popular no Brasil vem de uma planta híbrida do cruzamento de limão-siciliano e da lima-da-pérsia. Rico em vitaminas C e tiamina B1, a fruta é cultivada em 56,4 mil hectares com uma colheita de 612,5 mil toneladas. Assim como a maioria das frutas cítricas, a produção da lima-ácida tahiti se concentra no Estado de São Paulo, responsável por uma safra de 445,3 mil toneladas, o que corresponde a 72,7% da colheita nacional. Em segundo vem a Bahia, com 7,7% da produção, seguido por Minas Gerais, com 6,7% e o Pará, com 4,3%.
Pepino
Rico em potássio, água, minerais e antioxidantes, o legume ajuda a hidratar o corpo. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE de 2017, o Brasil produz 184,2 mil toneladas de pepino. São Paulo colhe a maior parte desse volume: 54,8 mil toneladas, 29,8% da produção nacional; logo depois vem o Paraná, com 9,9%; Minas Gerais, com 9,7%; Rio de Janeiro, com 7,7% e o Amazonas, com 6,9%.
Pimentão
Nativo da América Central e da porção norte da América do Sul, o pimentão é uma fonte de vitaminas A, B e C. O que distingue dos pimentões amarelos e vermelhos, é o estágio de maturação do legume, já que são basicamente o mesmo. O verde é o primeiro estágio, quando está ‘verde’, depois ele fica amarelo e vermelho é quando já está maduro. No Brasil, essa lavoura se estende por 11,2 mil hectares sendo produzidas 554,9 mil toneladas anuais. São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e o Espírito Santo são os maiores Estados produtores do País.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).