Antes de quebrar o ovo, leia-o!

Antes de quebrar o ovo, leia-o!

Confira como um produtor usou a casca do alimento para contribuir e incentivar o isolamento social imposto pela pandemia em uma ação que bombou nas redes sociais

Recentemente, um ovo deu o que falar nas redes sociais pelo País. Não se tratava de uma novidade ou lançamento para a Páscoa, mas de um ovo de galinha bem comum. Num momento em que a pandemia do novo coronavírus se agrava, a ideia de trazer a mensagem “#fiqueemcasa”, impressa na casca, fez o produto ganhar repercussão.

A ação foi realizada pela produtora e distribuidora de ovos cearense Avine Alimentos. Foram quase 100 milhões de ovos carimbados com a hashtag em 60 dias de ação. Por mês, a granja produz cerca de 45 milhões de ovos.

A mensagem serviu de alerta quanto ao avanço da Covid-19 no Estado, onde os números de casos da doença estão crescendo. O novo coronavírus já infectou 538,3 mil pessoas e matou 14 mil no Ceará desde o início da pandemia até o final de março, segundo o Ministério da Saúde.

Mensagem na casca

A estratégia de usar as mensagens ganhou impulso desde que passou a ser uma prática a impressão de informações sobre prazo de validade nas cascas dos ovos. A partir daí, muitas granjas viram a possibilidade de imprimir não apenas os dados sobre lote e validade, mas também mensagens e até figuras. Em 2018, o Grupo Mantiqueira carimbava os ovos com o desenho de um coração.

Mas não pense que isso seja uma novidade no mundo, em meados do início da década de 2000, os ovos eram já reconhecidos como bons veículos de mensagens e até propagandas nos Estados Unidos. Chamadas para séries de tevê, por exemplo, já foram impressas em ovos. Dá para imaginar?

O Japão embarcou na onda ao afixar adesivos na casca do alimento. A ideia foi da fabricante japonesa de alimentos Nissin Food Products, famosa por sua linha de macarrões instantâneos. Na época, os ovos da Nissin traziam receitas para o seu macarrão.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).