Brasil dá a largada à maior colheita de soja do mundo

Brasil dá a largada à maior colheita de soja do mundo

Evento no interior de Goiás abre a temporada de safra da oleaginosa que promete ser a maior da história do País e a maior do planeta

Cerca de 1,5 mil pessoas se reuniram na manhã de quinta-feira (23) na Abertura Nacional da Colheita de Soja da Safra 2019/2020. O evento foi no Parque de Exposições de Jataí (GO), que fica a 322 quilômetros da capital, Goiânia, e faz parte do projeto Soja Brasil, desenvolvido pelo Canal Rural.

Participaram da solenidade, Bartolomeu Braz, presidente da Aprosoja Brasil, Adriano Barzotto, presidente da Aprosoja Goiás, Christian Lohbauer, presidente da Croplife Brasil, e representates governamentais como Ronaldo Caiado, governador de Goiás, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Nabhan Garcia, secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

Superação

Descarregamento de soja recém-colhida no caminhão

A produção de soja deve alcançar 122,3 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). É a maior colheita do grão brasileiro da história, sem contar que essa produção passaria a ser a maior do mundo, com o Brasil respondendo por 36,4% de todo o grão de soja colhido no mundo. Os Estados Unidos, os maiores produtores até então, estimam uma safra de 96,84 milhões de toneladas nesta temporada.

Crédito: Com informações da equipe Projeto Soja Brasil