Brasil é o 6º maior produtor mundial de seda! Veja quem está à frente

Brasil é o 6º maior produtor mundial de seda! Veja quem está à frente

Conheça como é feita uma das fibras têxteis mais valorizadas e apreciadas pelo mundo da moda

Sabia que a seda, aquele tecido muito refinado e apreciado por grifes e confecções famosas também é um produto do agro? As primeiras confecções começaram na China, há cerca de cinco mil anos, e o produto se espalhou pelos quatro cantos do mundo até chegar no Brasil.

O Brasil é o 6º maior produtor, com cerca de 3 mil toneladas de tecido por ano, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês). O País fica logo atrás de China, o maior produtor, e de países como Índia, Uzbequistão, Irã e Tailândia.

A grande vantagem da seda brasileira é que enquanto um fio produzido na China tem, em média, 600 metros, o brasileiro tem cerca de 1,2 mil metros de comprimento e é mais branco. Essas características e permitem menos emendas no fio para produção do tecido e um tingimento mais fácil.

Mas você sabe de onde vem a seda? Não é de uma planta como o algodão, mas de algumas espécies de insetos. O mais comum é a mariposa conhecida cientificamente por Bombyx mori, ou, popularmente, o bicho-da-seda. A seda é formada por uma fibra de proteína produzida pelo inseto que forma o seu casulo, em sua fase jovem, como lagarta.

Vídeo da influenciadora digital de negócios de moda Andressa Rando Favorito desfia um casulo de seda

O ciclo de vida deste inseto pode durar até 70 dias, passando quatro fases (ovo, lagarta, casulo e mariposa). Após sair do casulo, cada fêmea pode botar 500 ovos.

Criadores de lagartas

Se por um lado, as lagartas podem significar prejuízos para muitas lavouras, esses insetos podem render bastante aos produtores de seda. Segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2018, quando um quilo de fibra de seda era vendido a R$ 18,61, as criações de bicho da seda renderam R$ 56,8 milhões aos produtores.

Três Estados despontam como os únicos produtores de seda no País, segundo o IBGE: o Paraná, responde por 83,3% da produção, seguido por São Paulo, com 12%, e Mato Grosso do Sul, com 4,7%. A produção paranaense tornou-se tão importante que constitui hoje uma região geográfica: o Vale da Seda, que reúne 29 municípios na porção noroeste do Estado.

E aí, gostou da matéria! Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais (os links estão logo aí abaixo). Siga também o AgroSaber em suas redes sociais para receber todas as novidades do agro.