Brasil responderá por 17% da produção mundial de carne bovina em 2021
O País deve produzir 10,4 milhões de toneladas de carne, enquanto que a previsão para a produção mundial é de 61,5 milhões de toneladas
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em inglês) divulgou recentemente o panorama de produção global de carne bovina. O Brasil vai bater a marca de 10,4 milhões de toneladas da proteína animal este ano, o segundo maior volume no mundo, logo atrás dos Estados Unidos.
O mundo deve produzir 61,5 milhões de toneladas de carne bovina em 2021, crescendo 1% em relação a 2020. Segundo as projeções, os Estados Unidos seguem como o principal produtor mundial com 20% do volume global produzido, seguido do Brasil com 16,8% e a União Europeia aparecendo em terceiro lugar com 12,5%.
A China, quarto maior produtor mundial de carne bovina, também deve apresentar crescimento da produção de 1% até o final de 2021, mas com sua produção ainda muito abaixo da demanda do consumo interno.
Índia e Argentina, quinto e sexto no ranking dos maiores produtores do mundo, aparecem como destaques, aumentando, respectivamente, 10% e 9% no período analisado. Já a Austrália, que teve um crescimento irrisório no período, experimentou uma forte queda da produção em 2020 em relação a 2019.
Rebanho mundial
O rebanho mundial de bovinos deve chegar a pouco mais de 1 bilhão de cabeças em 2021. A se confirmar tal previsão, o estoque de gado no mundo crescerá 0,7% em relação a 2020, o que representa um aumento de 6,4 milhões de cabeças, o maior patamar desde 2009.
Sete países concentram 90% do rebanho mundial: Índia, Brasil, Estados Unidos, China, União Europeia, Argentina e Austrália. Índia e Brasil representam 55%, respectivamente, 30,6% e 24,7% do rebanho bovino mundial.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).