China habilita 7 plantas em SC para exportação de miúdos

China habilita 7 plantas em SC para exportação de miúdos

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, anunciou hoje com um post no Twitter que a China acaba de habilitar sete plantas de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos. Segundo ela, a habilitação é resultado das tratativas realizadas durante viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático, no fim de outubro.

Segundo informações do MAPA, as plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas para comercializarem seis tipos de miúdos de suínos: pés, língua, focinho, máscara, orelha e rabo.

Os estabelecimentos são BRF (Campos Novos), Pamplona Alimentos (unidades de Presidente Getúlio e Rio do Sul), Cooperativa Central Aurora Alimentos (unidades de Joaçaba e Chapecó) e Seara Alimentos (unidades de São Miguel do Oeste e Itapiranga). 

As exportações já podem ter início imediato. A ministra acredita que a medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais.

De acordo com estimativa preliminar da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a abertura de mercado para esses produtos pode movimentar no próximo ano US $ 2 bilhões.

A China enfrenta uma crise no setor por causa da peste suína africana. Com a doença, mais de 6,9 milhões de animais foram sacrificados, conforme dados da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina.