Como se explica o ovo de duas gemas?

Como se explica o ovo de duas gemas?

O AgroSaber traz mais uma curiosidade sobre o universo da produção de aves e comprova que o fenômeno não tem relação com uso de antibióticos ou outros medicamentos. Confira

O AgroSaber já apresentou algumas curiosidades como os incríveis casos de ovos azuis e de outras cores como verde, rosa, bege e até tons de marrom escuro. Agora você já viu ovo com duas gemas?

Se você é um consumidor assíduo de feiras livres já viu, comprovou, provou (rs!) e pode dizer, sem dúvida alguma que, sim, ovos de duas gemas existem.

Mas sabe por que isso acontece? O AgroSaber ouviu a explicação de uma das especialistas em produção de ovos no País, a zootecnista Camila Dudzevicius Chagas Cuencas, com especialização em sistema de Gestão de Qualidade e é atualmente gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, uma das maiores produtora de ovos do País.

Era para ser uma, mas saiu com duas gemas…

Os ovos com duas gemas acontecem naturalmente só que com uma frequência bem menor, em comparado aos ovos com uma gema, segundo Cuencas.

“São ovos normais que costumam aparecer quando as galinhas mais jovens começam a ovulação. Isso porque o ciclo hormonal das aves jovens, em alguns casos, variando de animal para animal, pode ser irregular, resultando em ovos com duas gemas. Normalmente, esses ovos são maiores, mais pesados e pontudos”, explica a especialista.

Como acontece?

A explicação para isso começa pelo formato do órgão reprodutor das aves, que é afunilado. Segundo Cuencas, normalmente apenas uma gema desprende-se do ovário e é encaminhada para o oviduto, que é o canal pelo qual o ovo passa dos ovários para fora do corpo da ave. Nas aves jovens podem se desprender duas ao invés de apenas uma gema. No oviduto que as gemas se agregam à clara.

Após percorrer todo o canal, gemas e clara recebem sua proteção, a casca. As aves demoram em média de 24 a 26 horas para a produção de 1 ovo.

“Os ovos com duas gemas não se diferenciam de ovos com 1 gema, em termos de qualidade. Apenas temos um aumento dos níveis nutricionais pela presença de duas gemas. Portanto podem ser ingeridos normalmente. O aparecimento de ovos com duas gemas não tem relação com uso de antibióticos ou outros medicamentos”, explica Cuencas.

Este ovo poderia gerar pintinhos gêmeos?

Em tese, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive, segundo a especialista. O ovo em questão teria de ser galado, ou seja, que foi fertilizado por espermatozoides de um galo.

O fato é que nenhum sobreviveria porque a câmara de ar dentro do ovo – essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos – é pequena demais para os dois.

“Como nessa câmara só há espaço para a cabeça de um deles, em 99% dos casos os dois acabam morrendo”, explica o zootecnista Edvaldo Garcia, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A tal câmara de ar é um espaço entre a membrana que reveste internamente a casca do ovo e outra membrana que envolve o pintinho. Numa gestação normal, na fase final do seu desenvolvimento, o filhote usa o bico para furar a película que o protege e passa a respirar o oxigênio existente na câmara. A dupla gestação é resultado de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas, e, só serve mesmo para deixar a omelete mais turbinada.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)