Deu ‘match’ entre o campo e a cidade
Aplicativo contra o desperdício de alimentos tem o lançamento adiantado para ajudar produtores rurais a vender sua produção
O agravamento da Covid-19 no País antecipou o lançamento do aplicativo Matchfood. O app, desenvolvido por uma equipe de brasileiros, possibilita o comércio eletrônico de mercadorias, em especial, alimentos frescos e processados. “Tivemos de acelerar e já disponibilizamos a ferramenta para download”, diz Leonardo Cruz, CEO e fundador da Matchfood, sediada em Ribeirão Preto (SP).
A plataforma que, originalmente tem a missão de contribuir como uma ferramenta de comércio justo e de promover o desperdício zero de alimentos, cai como uma luva aos pequenos proprietários rurais. Muitos deles perderam importantes canais de vendas como redes de restaurantes e hotéis, fechados em função do isolamento social, para frear a disseminação do novo coronavírus.
Há quase um mês Matchfood está disponível entre milhares de apps da GooglePlay, loja virtual de aplicativos exclusivos de aparelhos com sistemas Android, como celulares e tablets. Pela ferramenta, os produtores poderão se conectar facilmente a redes de varejistas num raio de distância mínimo de 50 quilômetros de distância e pode se estender a 25 mil quilômetros se ele quizer exportar. “Nesse primeiro momento, todos poderão baixar e realizar negócios gratuitamente”, afirma Cruz. A gratuidade segue até o final do maio.
Inteligência digital
Por trás da ferramenta, está o desenvolvimento de tecnologias digitais para dinamizar o comércio de produtos muito perecíveis como frutas, legumes e verduras. Antes de ser posto para rodar, o sistema passou uma série de atualizações de mais de um ano e foram realizados testes inclusive com venda de produtos em outros países.
Foram cerca de 70 transações com 3,8 toneladas de alimentos entre castanhas, frutas secas, frutas frescas como bananas, maçãs, ameixas, nectarinas, pêssegos, e hortaliças como alface, cenoura e cebola. “A ferramenta é uma ajuda especialmente aos pequenos produtores desse tipo de alimento e por isso o aplicativo pode ser uma salvação para essa época de pandemia, restabelecendo canais de comércio.”
Solução durante a pandemia
Desde o início da política de isolamento social em diversos municípios brasileiros, os produtores rurais de frutas, legumes e verduras reportavam dificuldades de comércio devido ao fechamento de redes de restaurantes e de hotéis. Ambos são importantes canais de venda. Em alguns casos, há produtores que dedicavam 100% de sua produção a esse tipo de estabelecimento.
O app Matchfood soma-se a iniciativas já mencionadas pelo AgroSaber como a catarinense Sumá, a gaúcha Elysios e outros aplicativos que também possibilitam o comércio de alimentos frescos, saídos direto da fazenda.
Luta contra o desperdício
Em 2011, a FAO apresentou a estimativa de que cerca de 1/3 dos alimentos no mundo é perdido ou desperdiçado todos os anos. A fração equivale a 1,3 bilhão de tonelada de alimentos por ano.
Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Fundação Getúlio Vergas (FGV) estimou que o desperdício de alimentos no Brasil é de 128 quilos por família por ano. Seriam jogados no lixo, cerca de R$ 1.002,00 todos os anos. O estudo levou em conta uma família composta por três pessoas e ouviu 1.764 famílias em todo o País, em 2018. Entre os alimentos mais desperdiçados estão o arroz, a carne, o feijão e o frango.
O consumo consciente passa ser uma luta de todos em tempos de pandemia. O AgroSaber continua com a missão de informar aos seus leitores os reflexos do novo coronavírus no agro brasileiro. E aí gostou da matéria? Você pode: curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)