Dia Mundial da Água: 5 fatos provam que o agro é um grande defensor desse recurso

Dia Mundial da Água: 5 fatos provam que o agro é um grande defensor desse recurso

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, o principal elemento da vida no planeta. Em homenagem a esta data, o AgroSaber enumerou cinco fatos que mostram como o produtor brasileiro é quem mais ajuda a preservar esse recurso essencial para a humanidade. Confira.

  1. Produtor depende mais da água da chuva que de irrigação! Segundo o mais recente Censo Agropecuária feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 351,3 milhões de hectares de áreas da agropecuária, apenas 1,9% são irrigadas com água de rios. A grande maioria, 98,1% depende da água da chuva.
  2. Mesmo com sistemas de irrigação por pivôs centrais, grandes estruturas de irrigação de lavouras, a tecnologia digital de monitoramento do solo, que existe hoje, permite que apenas se use a quantidade certa de água no momento mais adequado;
  3. O sistema de produção por gotejamento que chega a reduzir em 80% o uso de água em comparação a um pivô central, já é uma realidade para a produção de legumes, frutas, café e até lavouras como cana-de-açúcar e soja e milho!
  4. Sabia que um bom produtor rural é aquele que além de cultivar alimentos, também cultiva água? Ao consorciar lavouras, pastagens e florestas na mesma área, o produtor ajuda promover um solo mais forte, com mais enraizamento das plantas. E, a cada chuva, este solo retém mais água!
  5. Técnicas para aproveitamento de água da chuva são amplamente usadas por produtores brasileiros. Muitas propriedades de produção de hortaliças possuem um sistema de captação para fazer irrigação. Outros produtores constroem barragens e pequenos açudes para acumular essa água para servir aos seus rebanhos e às pequenas plantações.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).