É bovino de leite ou de corte?

É bovino de leite ou de corte?

AgroSaber fez essa pergunta no Instagram. Saiba o que essa ação rendeu na rede social

Uma média de 238 pessoas participaram do quiz no stories do Instagram do AgroSaber (acesse 👉 aqui enquanto está no ar e antes de ler essa matéria, pois ela traz spoilers! rs). Com a pergunta: “você sabe qual raça é a mais indicada para cada finalidade?”, testamos os conhecimentos de quem sabe dizer, olhando para a foto, qual bovino é voltado para a produção de carne (gado de corte) ou de leite.

A dúvida maior pairou sobre a raça hereford. No saldo preliminar até a manhã desta sexta-feira (3), 51% do total dos participantes acertaram e 48,7% erraram. Ganhou ponto quem disse que era voltada para o corte. O maior acerto foi para o indiano mais hegemônico da pecuária brasileira, o nelore. Uma das três imagens dessa raça na enquete teve 97,9% de acerto.  

Continua não sabendo o que é nelore e hereford? Conheça um pouco mais sobre as raças que ilustraram o quiz e que compõem o rebanho de bovinos do Brasil, o maior do mundo, com cerca de 214 milhões de animais.

Angus. O gado de origem britânica foi introduzido no Brasil em 1906. O McDonald’s ajudou e muito a promover a raça. Em 2009, a rede de restaurantes criou uma linha de hambúrgueres que levava a marca “angus” nos Estados Unidos. No Brasil, a linha foi lançada em novembro de 2011, em São Paulo e no Distrito Federal. O lançamento nacional foi a partir de julho de 2012. O sucesso foi grande. Em novembro de 2014, a rede anunciou que a linha estava na lista dos sanduíches mais pedidos no País, ultrapassando 10 mil toneladas de hambúrgueres vendidos. Quem aí se lembra dessa época?

Hereford. A raça é originária do condado britânico de Herefordshire e é uma das criações voltadas para produção de carne. Ela foi introduzida no Brasil a partir de 1906 e está mais concentrada no Rio Grande do Sul, por se adaptar mais ao clima frio. A associação de criadores tem investido na “marca” da raça em cortes de carne para torná-la mais conhecida.

Holandês. A raça juntamente com o girolando (cruzamento das raças holandês e gir) correspondem à maior parte do rebanho leiteiro nacional. Os indícios é que ela tenha sido introduzida no Brasil nos primórdios da colonização portuguesa por volta de 1530. Não é por menos o grande acerto do quiz. A imagem da vaca malhada nas cores branca e preta são as características em produtos lácteos como queijos, leites e iogurtes.

Jersey. O bovino não tem a ver com a Jersey, dos Estados Unidos, mas com a Ilha de Jersey, no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra. No Brasil a raça foi introduzida a partir de 1896. A vaca jersey não é uma líder em quantidade como a holandesa, mas é, segundo pesquisadores, a que produz leite com maior teor de proteína e gorduras benéficas.

Nelore. A raça é originária da Índia e ideal para a produção de carne. Foi introduzida no País a partir de 1868. Por ser mais resistente ao calor, a raça se adaptou tão bem que atualmente é a que mais predomina nos pastos brasileiros. A estimativa é que de cada dez bovinos no País, oito são da raça nelore, o que inclui animais de cruzamentos com esta raça chamados de “anelorados”.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua em sua missão de trazer boa informação aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)