Embrapa planeja novas turmas de cursos on-line
Capacitações on-line da Embrapa e parceiros atraíram 45 mil pessoas nas últimas duas semanas; novas vagas serão abertas em maio
A pandemia da Covid-19, e a consequente necessidade de isolamento social, tem evidenciado o quanto as plataformas de ensino a distância podem alcançar milhares de pessoas em diversas regiões geográficas. O e-Campo, vitrine de capacitações online da Embrapa, ofertou diversos novos cursos nas duas últimas semanas e as vagas esgotaram-se em poucos dias. Foram 30 mil inscritos apenas nas quatro capacitações de maior procura e um total de, aproximadamente, 45 mil novas inscrições.
Diante da demanda elevada, novas turmas online serão formadas, até o final de maio, para os cursos Recuperação de pastagens degradadas; Irrigaweb; Sistemas agroflorestais; e Hortas em pequenos espaços. Além disso, novos cursos serão lançados. A capacitação sobre como fazer compostagem, tema de crescente interesse para o público urbano, abre inscrições na primeira quinzena de maio.
O curso “Hortas em pequenos espaços”, outra temática de grande apelo para o público urbano, alcançou 8 mil inscritos em apenas dois dias. A procura elevada também evidencia a tendência dos consumidores adotarem uma dieta mais saudável e o interesse por alimentos seguros. Os organizadores já planejam uma nova turma para maio.
Além dessa capacitação desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, também chama a atenção a grande atratividade das capacitações sobre “Recuperação de pastagens degradas”, com 7500 vagas esgotadas em uma semana, e “Irrigaweb”, igualmente com 7500 vagas preenchidas. A capacitação em uso e manejo de irrigação, lançada em 2015, já capacitou várias centenas de técnicos, produtores, estudantes e/ou professores. “Sistemas agroflorestais para pequenas propriedades rurais do Semiárido”, com 7 mil vagas esgotadas, é outra capacitação nova que obteve ampla procura.
As quatro capacitações ofertadas pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) – 1. Amostragem, coleta e transporte do leite; 2. Controle estratégico de carrapatos; 3. Silagem de capim; 4. Produção de leite de qualidade – tiveram 1 mil vagas preenchidas em cada curso. Para a analista Aline Branquinho, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN), as capacitações online estão se tornando uma estratégia efetiva para transferência de tecnologias. A especialista em educação a distância destaca que na modalidade MOOC (Do inglês, Massive online open courses), estudos abrangentes apontam que em torno de 25% dos inscritos concluem toda a capacitação, mas as capacitações da Embrapa tem conseguido obter percentual de conclusão acima de 40%, patamar muito satisfatório para cursos massivos e gratuitos.
Estratégia para ampliar cursos
A SIN atua em três eixos de ação para atender a demanda crescente por capacitações online: 1. Equipe de colaboradores; 2. Estrutura de TI; 3. Ampliação da oferta, salienta o analista Alessandro Cruvinel, gerente de acesso a mercados. Para engajar mais colaboradores com ensino a distância na Embrapa, inicialmente, foi criada a comunidade virtual “Rede e-Campo”, que envolve 89 colaboradores de 33 Unidades da Embrapa. O espaço para colaboração em rede e troca de ideias tem servido para aferir o aumento de interesse das UDs por capacitações a distância, modalidade que deve permanecer com elevada demanda após a fase de isolamento social.
Para Alessandro, o interesse crescente também exige investimentos em tecnologia para possibilitar atender mais pessoas de uma única vez. Por fim, o gerente ressalta as oportunidades de ampliar a carteira de cursos com atendimentos de capacitações por demanda e até mesmo oferta de cursos bilíngues. “Ensino a distância é um caminho sem volta. O e-Campo ultrapassa barreiras geográficas, já chegou a 14 países, e a crise está consolidando ainda mais esta modalidade de capacitação”, comenta.
Crédito: Ascom/Embrapa