Espumante brasileiro é eleito o melhor do mundo

Espumante brasileiro é eleito o melhor do mundo

Rótulo de vinícola gaúcha ganha pela 1ª vez o torneio Vinalies Internacionales que avalia vinhos e espumantes do mundo inteiro

Anote aí: o espumante 130 Blanc de Blanc da Casa Valdulga foi eleito o melhor champanhe do mundo. Ops… Champanhe não. A denominação é proibida fora da região de champagne da França, mas podemos dizer que a taça é nossa!

Os franceses reconheceram: cerca de 3 mil rótulos de vinhos vindos de 40 países disputaram, no início deste ano, uma competição acirrada em Paris, França. Em jogo estava a decisão de qual era a melhor bebida. Após cinco dias de degustação às cegas com participação de 130 jurados, a bebida campeã e a mais fina de todas, foi o 130 Blanc de Blanc do Brasil.

É a primeira vez que um vinho brasileiro leva o título de melhor espumante do ano, além da medalha de ouro, nos 26 anos de existência do Vinalies Internacionales, um dos mais prestigiados concursos de vinho do mundo, organizado anualmente pela União de Enólogos Franceses.

O vinho é agro e a premiação é um reconhecimento a produção nacional. O espumante 130 Blanc de Blanc, da vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves (RS) é fabricado a partir da fermentação da variedade de uva Chardonnay. Ele começou a ser elaborado em 2005, como uma homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil.

Qualidade de origem

O reconhecimento internacional da produção brasileira não é de agora. Inúmeros vinícolas tem feito um trabalho exemplar para garantir o status de excelência do vinho brasileiro. Bento Gonçalves, por exemplo, faz parte da região Vale dos Vinhedos, a primeira do País a conquistar o selo de Indicação Geográfica no final de 2002.

De origem de imigrantes italianos, a vinícola Valduga remete a uma história de cerca de 145 anos com a chegada do primeiro integrante da família Valduga ao Brasil. Atualmente a vinícola está entre as dez maiores fabricantes de espumantes e vinhos do País.

O AgroSaber continua reportando aos seus leitores o fenômeno que é mundo do campo. E aí gostou da matéria? Você pode curtir, comentar e compartilhar (os links estão logo aí abaixo).