Hambúrguer vegano ganha mais força com união brasileira e americana

Hambúrguer vegano ganha mais força com união brasileira e americana

A brasileira Marfrig e a americana ADM anunciam a criação da empresa Plantplus Foods, joint venture que produzirá proteínas a base de vegetais para os consumidores das Américas

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR (Nível 1): MRRTY) e a ADM (NYSE: ADM) anunciaram hoje um acordo para criação da PlantPlus Foods, joint venture para a comercialização de produtos de base vegetal por meio dos canais devarejo e food service, nos mercados da América do Sul e América doNorte.

A Marfrig, uma das maiores fabricantes de carne bovina e maior produtora de hambúrgueres do mundo, e a ADM, líder global em nutrição, já têm uma história de sucesso ao atuarem juntas para o desenvolvimento efabricação de produtos sustentáveis e de base vegetal na América do Sul. Agora, a PlantPlus Foods possibilitará a expansão desse relacionamento.

A Marfrig terá inicialmente 70% da PlantPlus Foods e a ADM 30%. A Marfrigserá responsável pela produção e distribuição, utilizando suas instalações na América do Sul, principalmente em Várzea Grande,estado do Mato Grosso e, também, suas unidades na América do Norte.

A ADM, por sua vez, fornecerá todo seu conhecimento técnico em aplicação para desenvolvimento de um sistema combinando ingredientes, aromas e base vegetal a partir do complexo de proteína em Campo Grande (MS), além da sua rede de fábricas de ingredientes e aromas localizadas no EUA, incluindo sua nova unidade deproteínas de ervilhas em Enderlin, Dakota do Norte.

A joint venture se concentrará principalmente nas Américas do Norte e do Sul, embora tenha a capacidade de atender clientes em outros mercados globais.

“A capacidade de produção e distribuição, a experiência e know how emtrabalhar com carnes de alta qualidade da Marfrig, combinada à excelência técnica e de desenvolvimento da ADM, líder na produção deingredientes com base vegetal e aromas naturais, darão à nossa nova companhia escala e especialização únicas para oferecer aos nossosclientes produtos de base vegetal da mais alta qualidade”, afirma Marcos Molina, fundador e presidente do Conselho de Administração daMarfrig.

“A PlantPlus Foods desde o início estará preparada para atender às necessidades dos nossos clientes, em um mercado de rápidocrescimento.”

“O portfólio completo da ADM de ingredientes, aromas esoluções naturais é a base para alimentos inovadores e sustentáveis – incluindo proteínas alternativas – no mundo todo”, diz JuanLuciano, CEO global da ADM. “Durante os últimos sete anos, temos investido de maneira estratégica para construir uma posição deliderança em áreas com tendência de rápido crescimento. Agora, ao expandir a nossa relação com a Marfrig, estamos dando o próximopasso para atender à crescente demanda do consumidor por proteínas alternativas.”

“Atualmente os consumidores pensam em se alimentar dediferentes maneiras, sabendo que deliciosos hambúrgueres e outros produtos podem vir de variadas fontes, incluindo as de origem vegetal”,diz Letícia Gonçalves, presidente global de Specialty Ingredients da ADM.

“Temos orgulho em fornecer aos principais clientes de produtosde consumo no mundo todo, inclusive por meio da nossa plataforma ADM Nutrition Solutions no Brasil, uma gama completa de ingredientes,aromas e soluções para atender suas necessidades mais específicas. E, agora, a PlantPlus Foods irá se somar às nossas capacidades,expandindo nossa posição de liderança em um mercado chave em crescimento.”

Ambas as empresas continuarão atendendo seus atuais clientes de forma independente, apoiando o desenvolvimento sustentável do setor.

“Marfrig e ADM valorizam todos os seus clientes, e essa nova companhia nãomudará nosso relacionamento ou compromisso com o atendimento das suas necessidades”, diz Letícia. “A demanda por proteínas, tanto deorigem vegetal quanto animal, está crescendo no mundo todo, e a Marfrig e a ADM continuarão contribuindo individualmente com o atendimentodessas necessidades de todas as formas que já fazemos hoje”, acrescenta Molina.

A Marfrig e a ADM planejam lançar a nova empresa e iniciar suas operações assim que as aprovações regulatórias necessárias forem finalizadas.

Crédito: Ascom/Marfrig e ADM