Influenciador digital ensina a fazer cerveja sem equipamento e sem frescura
Com 321 mil seguidores, Rodrigo Fernando Alves, do Canal do Chopp, é especialista em fazer cerveja e garante que a bebida pode agradar. Confira
Misture água, malte, lúpulo e levedura. O que dá? Sim, cerveja 🍺! Uma das bebidas mais apreciadas no mundo. E cerveja é agro 👨🌾! O malte vem da cevada 🌾, planta pertence a mesma família do trigo e que é cultivado na região Sul do País. O lúpulo 🌱 é também de uma planta que adiciona o amargor característico da bebida.
O influenciador digital e com 321 mil seguidores, Rodrigo Fernando Alves, 35, de Jales (SP), do “Canal do Chopp”, dá uma dica de como preparar aquela loirinha gelada “sem equipamento algum” 🤩 em casa 🏠. Confira o passo a passo no vídeo dele abaixo.
Assim como Rodrigo, muitos amantes da cerveja 🍺 passaram a produzir a bebida em casa. Esse foi o pontapé inicial para a criação de inúmeras microcervejarias pelo País. Até o final do ano passado, 1.209 cervejarias estavam devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (o número engloba as microcervejarias).
Mas ainda há quem prefira encarar a fabricação apenas como um hobby, como é o caso de Rodrigo, que é eletricista do Hospital de Amor, de Barretos (SP) e há 4 anos vem fabricando a própria cerveja. Nos últimos 3 três ele têm feito vídeos ensinando esse processo. “Comecei a partir de vídeo também e hoje tem até um curso de fabricação de cerveja no meu canal”, diz Rodrigo.
Foi pensando em histórias como a dele, que muitas empresas especializaram-se na confecção de kits com panelas, moedores, mangueiras e demais itens para facilitar o processo de produção doméstico. Rodrigo, no entanto, explica aos marinheiros de primeira viagem como é possível fazer sem precisar investir nessa parafernália toda.
Ingredientes
👉 Extrato de malte
👉 Lúpulo sitra
👉 Levedura cervejeira
👉 2,5 litros de água mineral
👉 14 gramas de açúcar
Recipientes e itens
👉 Borrifador com álcool 70%
👉 1 funil
👉 1 garrafa pet vazia de 3 litros (fermentador)
👉 2 garrafas pet vazias de 1 litro (para o envase)
O processo é feito no fogão de cozinha em uma panela com tampa. Ele mesmo mostra que os resultados são bem razoáveis e dá algumas dicas 💡 na hora de preparar. Então, se tiver a mão um pote de margarina vazio e um daqueles copinhos dosadores de xarope, será muito útil também.
No final, garante uma bebida ‘ok’ e pode ser uma porta de entrada para a pessoa a tomar a decisão de investir ou não nos equipamentos para lidar com toda a parafernália ‘profissa’. Ah, e é melhor preparar uma dose extra de paciência para ter um pouco de paciência. O processo todo leva uns 20 dias até o resultado final!
Cerveja ‘profissa’
O lance nesse caso é poder fazer a cerveja dos seus sonhos e criar sabores e estilos diferentes ou até exóticos! Rodrigo também tem uma série de vídeos sobre esse estilo de produção assim como a turma do canal Maria Cevada. Confira o trabalho deles no vídeo abaixo. O processo vai custar um pouquinho. O kit utilizado pelo Maria Cevada chega a cerca de R$ 2,4 mil.
Confira também o blogs Como Fazer Cerveja e Homini Lúpulo que podem ser boas fontes de informação e consulta para a fabricação de sua própria cerveja.
E aí, sextou com o AgroSaber? O nosso canal continua a missão de trazer boas informações aos leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo). E beba com moderação!