Lista nutricional brasileira ganha reforço de alimentos nativos

Lista nutricional brasileira ganha reforço de alimentos nativos

Governo adiciona frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) publicaram a Portaria Interministerial nº 10, que institui uma nova lista com 94 espécies nativas da sociobiodiversidade de valor alimentício, para fins de comercialização in natura ou de seus derivados, no âmbito das políticas públicas de estímulo à agricultura familiar.

A lista contém frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil. Os produtos podem ser comercializados inclusive em programas de aquisição de alimentos governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pela Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. Confira alguns produtos dessa lista e seus benefícios nutricionais.

Babaçu. O óleo de babaçu auxilia no aumento da imunidade e no combate aos radicais livres. É uma excelente fonte de ácido láurico (cerca de 50% da sua composição), ele auxilia no equilíbrio da flora intestinal prevenindo a ocorrência de problemas como a diarreia e a prisão de ventre.

Bacuri. A fruta é uma excelente fonte de fósforo, ferro e vitamina C, além de betacaroteno, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças, e contribui para a saúde da pele.

Buriti. O buriti tem um alto teor de vitamina C, muito importante para fortalecer nosso sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias.

Jambu. A planta possui propriedades antifúngica, diurética, antiviral, antisséptica, antioxidante e anestésica. Essa última característica é devido à uma substância que é liberada quando se mastiga a inflorescência do jambu, o espilantol.

Macaúba. O fruto da macaúba contém betacaroteno, um antioxidante essencial para a saúde da visão, o fortalecimento da imunidade e o crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de suavizar rugas e linhas de expressão. A macaúba também é rica em vitamina C, vitamina E e ômega 3, 6 e 9.

Tucumã. Ajuda a prevenir e a tratar o diabetes, pois ela é rica em ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue. O fruto do tucumã também é rico em vitaminas A, B1 e C, tendo um alto poder antioxidante que é responsável por prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).