O leite, o baby beef e a Anitta. Entenda!
O Agrosaber é fã da Anitta, mas sabe que nem todo mundo é especialista em agro. Então, decidimos explicar alguns pontos sobre a produção nacional do leite e o baby beef, temas de um vídeo que ela postou no domingo, dia 20, e que está repercutindo na internet.
Fomos conversar com a pecuarista e proprietária da Fazenda Deleite em Luziânia, Goiás, Carolina Godói, para entender melhor a questão. Um dos pontos levantados pela cantora é de que os animais são “medicados” com hormônios para elevar sua capacidade de reprodução ao máximo. Por isso, os animais seriam super explorados.
A pecuarista explicou que no Brasil as fazendas produzem em média 15 litros/dia por vaca, então são pequenas propriedades e os hormônios, apesar de seguros, não são utilizados.
“São substâncias muito caras e a maioria das fazendas não as utiliza. Uma dose custa cerca de R$ 20”, explicou. “Os hormônios não são uma realidade brasileira, mas são uma opção segura porque não deixam resíduos no leite e na carne do animal.”
A especialista contou ainda que o Brasil tem potencial de vender leite para o mundo e o governo brasileiro, a cada dia, tem aberto novos mercados. O Brasil está entre os 10 maiores produtores de leite do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
E para produzir leite de boa qualidade, o bem estar do animal é muito importante. Os produtores estão atentos a isso. “O bem estar da vaca está diretamente ligado ao volume da produção”, contou. “O volume e a qualidade da produção de leite de uma vaca mostra como ela foi tratada.”
Carolina também explicou como se dá a reprodução das vacas e sua relação com a produção de leite, como mencionado pela cantora. “Uma vaca não fica grávida 365 dias no ano. O animal fica em período de descanso em média 60 dias, entre uma parição e outra”, explicou.
Segundo ela, esse período é respeitado para garantir o bem estar do animal e uma boa lactação. “Quando esse intervalo não respeitado, isso pode acarretar no enfraquecimento do leite, o que resulta na nutrição deficiente do bezerro. Isso significa um prejuízo financeiro. O bem estar animal está em primeiro lugar”, disse.
Sobre o baby beef, a cantora cometeu um equívoco ao dizer que se trata de carne de bezerro. O baby beef é uma carne macia de um animal adulto. Esse nome é dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração da alcatra ou centro da alcatra.
Para a Anitta e quem mais tiver dúvidas sobre o agro, estamos aqui sempre que precisar!
Aprendeu? Curtiu? Compartilhe!