Oportunidade no agro: tem vagas abertas no campo
A tecnologia chegou no campo e passou a atrair profissionais qualificados com perfis cada vez mais especializados
A cada dia as zonas rurais do País vão abandonando o histórico estigma de cidades pequenas, sem opções de lazer e muito longe das inovações tecnológicas das grandes metrópoles. Hoje, o perfil de muitas cidades do interior já pode se comparar ao de grandes centros urbanos. Já ouviu falar em Sinop? A cidade fica no norte de Mato Grosso, com 143 mil habitantes, e é reconhecida como grande produtora de soja. Está entre as que mais crescem no Brasil, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense.
A bola da vez no campo está justamente na pegada digital, com inúmeras startups com foco em resolver os problemas de cultivo das lavouras. São essas empresas que tem demandado cada vez mais profissionais, ultimamente. Então, para quem ainda não escolheu uma carreira, vale dar uma olhada no tipo de profissional que essas empresas estão buscando.
O pontapé inicial são as carreiras tradicionais como agronomia, veterinária ou zootecnia, mas há espaço por exemplo para profissionais que gostam de tecnologia como desenvolvedores de sistemas e analistas de computação e de dados.
Cultivo digital
Uma das dessas empresas promissoras no campo para ficar de olho é a Agrosmart, de Campinas (SP). Fundada em 2014, a startup possui uma plataforma digital que faz o monitoramento climático e de irrigação, em tempo real, por meio de sensores de solo e de imagens de satélite. Segundo Mariana Vasconcelos, co-fundadora e CEO da startup, o perfil mais procurado é de um profissional mais engajado e que esteja a fim de resolver problemas.
“A carreira do futuro não está dentro de uma caixinha”, diz Mariana. “O que a gente mais busca é um profissional com perfil social ativo, com habilidades de aprendizado, que adapte facilmente e que tenha muita curiosidade. Precisamos de gente que queira resolver problemas.”
O mesmo se aplica a outra startup do campo, a Strider. A empresa de monitoramento digital de pragas e doenças, também abre oportunidades para profissionais com perfis variados.
O Brasil é vasto e as oportunidades não estão apenas nos grandes centros urbanos. O agro tem pode ser a saída para quem busca aprender e crescer profissionalmente. incríveis, confira lá!