Otimismo: índice do agro em alta pelo                             quarto tri consecutivo

Otimismo: índice do agro em alta pelo quarto tri consecutivo

Fonte: FIESP

O Índice de Confiança do Agronegócio subiu 3,8 pontos do segundo para o terceiro trimestre de 2019, fechando a 115,1 pontos e retornando a um patamar muito próximo ao recorde do final do ano passado (115,8 pontos). É o quarto trimestre consecutivo em que o indicador supera os 110 pontos, a sequência mais positiva da série histórica. Segundo a metodologia do estudo, os resultados indicam otimismo quando ficam acima de 100 pontos – abaixo disso, o sinal é de pessimismo.

Em relação ao trimestre anterior, cresceu o entusiasmo em todos os segmentos pesquisados. Pesaram para isso o ressurgimento de boas expectativas para a economia brasileira e fatores diretamente associados ao agronegócio, como o aumento nos preços das commodities e as melhores condições de crédito. As entrevistas foram realizadas entre o fim de agosto e setembro, em um momento que boa parte do agronegócio – em especial a indústria Pós Porteira – demonstraram retomar o ânimo com a perspectiva geral da economia brasileira e do negócio em geral.

As entrevistas foram realizadas entre o fim de agosto e setembro, em um momento que boa parte do agronegócio – em especial a indústria Pós Porteira – demonstraram retomar o ânimo com a perspectiva geral da economia brasileira e do negócio em geral.