Produtos com Selo Nacional da Agricultura Familiar crescem 10 vezes em 1 ano

Produtos com Selo Nacional da Agricultura Familiar crescem 10 vezes em 1 ano

Com cerca de 7 mil itens, prateleira de itens fabricados por pequenos produtores ganha mais visibilidade no País. Confira

Desde que foi criado, em 9 de agosto de 2019, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) ganha a cada dia mais força. Na avaliação do primeiro ano, o governo identificou uma alta expressiva de produtos que receberam essa certificação. O salto foi de 700 produtos para 7 mil. O crescimento é de dez vezes apenas em um ano. O resultado do Senaf foi divulgado no final do mês passado pelo Mapa.

O selo foi criado para promover e valorizar os produtos de origem da agricultura familiar. Através do Senaf, os consumidores passam a conhecer melhor o trabalho do agricultor, pois há informações de rastreabilidade de cada produto por via digital, por leitura do código QR Code.

Ao apontar a câmera do celular para esse código, impresso no selo, o consumidor é automaticamente direcionado para uma página web, contendo informações sobre o item, como Estado e município de origem, as especificações da embalagem, o valor nutricional (se for um alimento) e até o contato do produtor familiar.

“É um importante instrumento para identificar e dar ainda mais visibilidade aos produtos da agricultura familiar, que vêm crescendo e se organizando cada vez mais”, diz o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.

Para ampliar a visibilidade dos produtos e aproximar quem consome de quem produz, o Mapa mantém atualizada um site que apresenta o catálogo com todos os produtos certificados pelo Selo. É a Vitrine da Agricultura Familiar. Ela permite os consumidores encontrarem facilmente onde estão à venda artigos como hortifrútis, sucos, cosméticos, cafés, carnes e artesanatos.

Coopercuc

Entre os itens listados, há doces e geleias à base de frutas nativas do sertão fabricados pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Com 270 cooperados, em a maioria mulheres, a cooperativa está sedia no município de Uauá, na porção norte da Bahia, a 429 quilômetros de Salvador.

Fundada em 2004, a partir da união de 44 agricultoras, que desejavam organizar a produção e comercialização, a Coopercuc atua, hoje, junto a mais de 700 famílias, em 18 comunidades, e tem capacidade para produzir, anualmente, 800 toneladas de doces. O carro-chefe é o doce feito de umbu, uma fruta rica em sais minerais e vitaminas. Na Vitrine da Agricultura Familiar, estão expostos 14 produtos da Coopercuc.

“A nossa intenção com o selo era justamente para termos o reconhecimento como produtos da agricultura familiar, pois participávamos de muitas feiras de produtores familiares. E o Senaf é importante, pois a gente consegue ter o reconhecimento e as pessoas conseguem ter a garantia de que é um produto da agricultura familiar. Então, é um processo muito importante para os agricultores e cooperativas”, afirma a presidente da cooperativa, Denise dos Santos.

Coopfam

Nas prateleiras virtuais da Vitrine da Agricultura Familiar também estão os cafés com certificações orgânicas e de comércio justo produzidos pela Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM).

“Com o uso do selo, esperamos passar uma maior confiabilidade para os clientes devido a uma maior rastreabilidade”, diz a presidente da Coopfam, Vânia Silva.

A cooperativa existe desde 2003, com sede em Poço Fundo, no sul de Minas Gerais. Conta com 430 famílias cooperadas e atua em 20 municípios da região, além de outros seis municípios da Zona da Mata. Atualmente, 19 produtos da cooperativa estão na Vitrine da Agricultura Familiar.

Com informações de Ascom/Mapa