“Quando ouvi a voz da terra” é a dica para o fim de semana

“Quando ouvi a voz da terra” é a dica para o fim de semana

Documentário mostra a história de produtores rurais como a pecuarista Carmen Perez, no interior de Mato Grosso, em busca de exemplos de uma produção no agro em equilíbrio com o meio ambiente. Confira

O final de semana está chegando com um convite certo para aquela pipoca e uma boa série ou filme para assistir em casa. Que tal incluir na sua lista um lançamento que vai mostrar algumas realidades do agro brasileiro como você nunca viu?

O documentário “Quando ouvi a voz da terra” é uma boa pedida para este fim de semana. A produção lançada no início de novembro conta a história de Carmen Perez, uma produtora rural que, movida pelo desejo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais de sua fazenda, mudou os paradigmas da produção.

O AgroSaber já conversou com essa incrível personagem do agro nacional em maio deste ano, na série de entrevistas das Mulheres do Agro, em homenagem ao mês do Dia Internacional da Mulher.

O filme mostra a pecuarista embarcando em uma jornada tocante saindo de sua fazenda, a Orvalho das Flores, no município de Barra do Garças (MT), numa viagem pelo coração do Brasil, em busca das histórias de outras pessoas que compartilham da mesma vontade de produzir alimentos de maneira sustentável e em harmonia com a natureza.

“A ideia central do documentário é dizer, por meio de vozes do campo, que a prioridade é prezar pelo bem-estar animal e que isso significa tratar o bicho com respeito e gentileza desde o nascimento; compreender suas necessidades e conduzir naturalmente seu comportamento genuíno, como manter a natureza em harmonia, respeitando as pessoas e tudo mais que cerca a criação”, resume Carmen.

Em dois meses de produção, além da fazenda de Carmen, no Mato Grosso, a equipe visitou fazendas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará, somando 12,5 mil quilômetros de estrada e infinitas histórias. Ao total foram quase 40 horas de gravação, que foram carinhosamente transformadas em uma obra documental da agropecuária brasileira com aproximadamente 70 minutos.

O documentário está disponível gratuitamente na íntegra pelo YouTube e já conta com 83 mil visualizações. A direção foi de Nando Dias Gomes, indicado ao prêmio de Melhor Montagem, pelo curta-metragem Jardim Beleléu (Heaven Garden), de 2009.

E aí, gostou da dica? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).