Sabia que o boi e a cana-de-açúcar estão salvando o mundo?

Sabia que o boi e a cana-de-açúcar estão salvando o mundo?

Já parou para pensar de onde vêm as principais matérias-primas para a fabricação de sabão e do álcool em gel, os dois itens imprescindíveis para controlar a expansão dessa pandemia?

Produto tão comum no dia-a-dia de todos, o sabão tornou-se um dos itens essenciais para o combate do novo coronavírus, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De ítem de higiene corriqueiro, ele ganhou protagonismo, mas é importante lembrar sua origem. Afinal, a matéria-prima básica e também a mais barata para produção de sabão é a gordura bovina. Seguindo esse raciocínio, o sabão vem do agro!

O outro item que também está em evidência no combate ao Covid-19 é o álcool. E aí, nem precisa pensar muito. Produzido a partir da destilação do caldo da cana-de-açúcar, esse produto também existe graças ao Agro.

Juntos, o sabão e o álcool são as ferramentas mais eficazes para controlar o crescimento da pandemia. O sabão é extremamente eficaz – e mais certeiro do que o álcool, mesmo os de 70% de concentração – porque consegue destruir uma das principais estruturas de micro-organismos como o vírus. Por ser uma substância que quebra a gordura, ele consegue destruir o envelope viral (a parte externa do vírus composta justamente por gordura), matando esses organismos.

O sabão consegue destruir uma das principais estruturas de micro-organismos como o vírus

Ensaboe bem as mãos

O virologista Flávio Fonseca, integrante do centro de pesquisa em vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica como é a ação do sabão no combate ao vírus. “Um vírus sozinho, em água, por exemplo, sobrevive muito pouco tempo. Então o sabão age destruindo esses materiais biológicos e expondo o vírus”, afirma. “Ao perder essa proteção de material biológico, o vírus fica naturalmente exposto aos raios ultravioleta do sol, por exemplo, e pode ser destruído rapidamente.”

E o efeito do álcool?

O álcool gel para higiene das mãos é outro item obrigatório em tempos de pandemia. Capaz de matar o vírus, segundo o médico pneumologista e pesquisador sênior do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elie Fiss, ele também evita a contaminação. “A eficácia é muito boa para diminuir a transmissão do coronavírus, mas isso também vale para todas as viroses respiratórias”. O produto, porém, não é tão eficiente quanto a água e sabão. Mas é um excelente aliado que deve funcionar como um complemento, além de ser ótimo para a limpeza da casa.

“A higiene das mãos é fundamental para evitar viroses, lembrando que são elas que podem deslocar os micro-organismos presentes nas superfícies para o nosso rosto e mucosas”, explica. Então, lembre-se: quanto estiver lavando as suas mãos e higienizando sua casa, agradeça ao Agro brasileiro!

O AgroSaber continua no encalço dos impactos do novo coronavírus no agro brasileiro. E aí gostou da matéria? Você pode: curtir, comentar e compartilhar. (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)