Tecnologia leva catálogo de biológicos para o celular
Conheça o aplicativo que traz 586 soluções biológicas para o agro
A revolução de produtos biológicos no agro brasileiro ganha mais força com uma boa ajuda da tecnologia da informação: o Aplicativo Bioinsumos. A ferramenta traz as informações de 586 soluções biológicas para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de produtos para melhor desenvolvimento das lavouras, como produtos que melhoram a absorção de nutrientes pela planta, favorecendo o seu crescimento.
Os biológicos no agro é conjunto de tecnologias de substâncias químicas naturais e de agentes biológicos de controle, que são organismos vivos que controlam populações de pragas e infecções de doenças nas lavouras.
No catálogo biológico estão 265 tecnologias de controle de pragas e 321 inoculantes, produtos aplicados nas sementes, que servem como um método de proteção à planta nos primeiros estágios de sua vida e melhoram seu enraizamento.
Agro mais sustentável
O app passa ser uma grande ferramenta de consulta aos agricultores para encontrar métodos de proteção de cultivos seguros e com procedência, alinhado com a perspectiva de fazer mais uso de soluções de baixo impacto ao meio ambiente, e que pode ser aliada a controles químicos.
O aplicativo é o resultado do Programa Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP). Ele é gratuito e está disponível para plataformas iOS e Android.
Os biológicos do agro
Atualmente são 483 produtos biológicos formulados que estão devidamente registrados no País, segundo o Mapa, a partir de informações da plataforma Painel Agrofit, que traz informações atualizadas sobre as tecnologias de proteção de lavouras autorizadas no País. O total representa 18,5% de todos os agroquímicos registrados nacionalmente.
Esses ativos, em sua maioria, são de baixa toxicidade e agem com o objetivo de eliminar a praga alvo sem agredir o meio ambiente, permitindo a manutenção de insetos benéficos na lavoura (inimigos naturais) e diminuindo a dependência de aplicações constantes de outros produtos.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).