Única ultrapassa as expectativas e faz doação conjunta de 1,3 milhão de litros de álcool 70%
Até o final desta semana deve ser contabilizada a doação total de cerca de 1,3 milhão de litros de álcool 70%. A iniciativa foi encampada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e mais outras usinas ligadas à entidade. A Unica representa as principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo.
“A união dos esforços da Unica e de suas associadas foi o que tornou possível a superação do número”, diz o executivo Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica. “Esta semana já deve ser entregas as últimas remessas desse álcool.”
Qual a diferença dos líquidos?
Uma usina de cana-de-açúcar produz essencialmente dois tipos de álcool: o etanol (álcool etílico) hidratado e o anidro. O hidratado possui uma concentração de 92,6% de álcool que, além de ser utilizado como combustível, é também usado na indústria farmacêutica, alcoolquímica e de bebidas, e produtos para limpeza.
O anidro tem mais álcool, com 99,3%. Trata-se do etanol que atualmente é misturado à gasolina, e que serve também de matéria-prima na indústria de tintas, solventes e vernizes.
O álcool 70% então tem de ter mais água. E basicamente isso que foi feito nas usinas, segundo Rodrigues. “As usinas pegaram sua produção de etanol hidratado e adicionaram água para reduzir a concentração.”
As associadas da Única produziram na safra passada, 2018/2019, 9,1 bilhões de etanol anidro e 21,8 bilhões de etanol hidratado. O total, 31,0 bilhões de litros representou 93,5% da produção nacional de etanol em todo o País.
Combate ao novo coronavírus
O produto entregue foi basicamente na forma pura, o álcool 70%, sem ser em gel, segundo Rodrigues. Nesse estado o produto é até melhor para a limpeza e esterilização de ambientes como hospitais e postos de saúde. A maior parte doada foi destinada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o epicentro da Covid-19 no Brasil. Rodrigues estima que foram 270 mil litros ao Estado. O produto também seguiu para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Bahia.
O AgroSaber continuará atualizando seus leitores sobre os impactos do novo coronavírus no agro brasileiro. E aí gostou da matéria? Você pode: curtir, comentar e compartilhar. (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo)