Você não vai acreditar de onde vem o amendoim

Você não vai acreditar de onde vem o amendoim

Um dos petiscos mais apreciados no mundo nasce debaixo da terra, dentro de vagens que estão nas raízes dessas plantas

Daí você está na mesa do bar, provando uma deliciosa cerveja gelada e petiscando um amendoim torrado e salgado, e se pergunta: da onde vem mesmo o amendoim? Aí você pega seu celular, com acesso à internet, e faz uma busca rápida, e, se depara com fotos ou vídeos de alguém colhendo o amendoim. É nessa hora que vem um choque de realidade: ele é um grão de uma vagem que está na raiz de uma planta. “Não é possível”, você diria. Mas essa é a verdade, nua e crua.

Imagine como foi essa descoberta para o homem, lá nos primórdios da humanidade. Foram inclusive os integrantes das civilizações pré-colombianas, em especial, os habitantes da região onde está o atual Peru. Eles foram os primeiros a provar o amendoim, segundo os achados arqueológicos. A Embrapa inclusive lançou uma publicação bem extensa sobre essa história. Para acessar basta clicar aqui.

O sacerdote do amendoim

Os primeiros vestígios do cultivo da planta ancestral do amendoim (o gênero conhecido cientificamente por Arachis) tem 3.700 anos. O povo Moche, que viveu naquela época na região andina, cultuava bastante o amendoim, além de se dedicarem ao plantio do feijão, milho e abóbora. Na tumba do que seria de um poderoso sacerdote, foram encontrados diversos adornos e ornamentos enterrados com a antiga personalidade. Entre esses adereços, um colar com os frutos do amendoim.

Não é coincidência essa tamanha veneração pela planta – trata-se de um dos alimentos mais nutritivos, rico em óleos e proteínas, e de fácil digestão, e que, pode ser apreciado cru. De lá para cá, o alimento foi sendo domesticado pelo homem, ganhando mais produtividade.

Amendoim no Brasil

O cultivo dessa planta não toma tanto espaço no Brasil. Na safra 2019/2020, são estimados 156,6 mil hectares – o que pode representar apenas 0,2% dos 64,2 milhões de hectares cultivados com grãos e fibra no País. Se confirmada, essa área de plantio cresceria 6,7% sobre a temporada anterior, de 2018/2019. Como o AgroSaber já postou, essa plantação é uma das com maior salto de produtividade por conta de boas expectativas climáticas, colhendo mais em menos área, segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O grão pode ter um salto de 24,1% de produtividade na comparação entre as safras 2019/2020 e 2018/2019. São estimados 3,7 mil quilos de amendoim colhidos por hectare, contra 3,0 toneladas na temporada 2018/2019. A safra 2019/2020 deve chegar a 575,8 mil toneladas, 32,5% a mais que em 2018/2019. E aí, o mundo agro é o não é sensacional e cheio de histórias.

Colheita manual do amendoim

Na colheita mecanizada, acontece em duas etapas:

Na primeira etapa, as vagens são retiradas da terra e passam por um período de secagem de até 3 dias.
No segundo passo, a colhedora mecanizada faz a separação das vagens e aumenta a produtividade