8 curiosidades do agro no Dia das Bruxas
Confira as curiosidades que uma celebração que parte de suas raízes no agro
Apesar de a festa do Dias das Bruxas ter se popularizado nos Estados Unidos, sabia que a tradição do dia 31 de outubro é de origem irlandesa? (E mais: tem até raízes no agro.) E mais: a celebração está ligada à colheita e não economiza no uso de verduras em algumas das “simpatias” e legumes, como a abóbora, que viraram símbolo do evento. Confira nove fatos curiosos sobre a tradicional festa.
1. Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, uma festividade de origem Irlandesa. A palavra significa “fim de verão”, e deriva de duas palavras irlandesas “samh”, verão, e “fuin”, fim.
2. O Samhaim é a época em que se acredita que as almas dos mortos retornam a suas casas para visitar os familiares, buscar alimentos e se aquecerem no fogo da lareira.
3. Foi a partir da relação com o culto dos mortos que celebração foi se transformando com a fusão e integração com outras culturas, até chegar na celebração de Halloween.
4. A palavra Halloween deriva de “All Hallows’ Eve”. Em inglês, “hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. No Brasil, a data é celebrada, porém, o feriado mesmo é o do Dia dos Finados, em 2 de novembro.
5. O Halloween, ou Dia das Bruxas, como conhecemos hoje tomou forma entre os anos 1500 e 1800.
6. Fogueiras tornaram-se especialmente populares nessa festa. Elas eram usadas na queima do joio, em celebração ao fim da colheita no Samhain, como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir a bruxaria e a peste negra.
7. Muitos dos rituais de adivinhação da data envolviam a agricultura. Por exemplo, puxar uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneceriam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.
8. Outras crendices incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos pretendentes e ‘ler’ cascas de noz para revelar a face da pessoa amada. A comida era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais.
9. Nos Estados Unidos, a abóbora esculpida foi primeiramente associada com a estação da colheita, muito antes que se transformasse em um símbolo do Halloween. No folclore americano a abóbora iluminada é conhecida por jack-o’-lantern (Jack da Lanterna, na tradução literal para o português). Em Portugal, esse enfeite é chamado de coca. O uso da lanterna de abóbora, porém, foi uma adaptação de um costume irlandês em que as pessoas acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos durante o Samhain.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).